Em cerimônia realizada no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, na tarde de segunda-feira (19/02), foi declarada aberta a “Supercopa de Júri Simulado”, evento organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), por meio da Comissão de Aperfeiçoamento Jurídico (CAJ) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do Ministério Público do Amazonas (MPE/AM).

Com o objetivo propiciar aos alunos do curso de Direito, competidores e ouvintes, o estreitamento entre teoria e prática jurídica, principalmente na área do Direito Penal e Processual Penal, a partir da apresentação de casos reais originários do Tribunal do Júri, o evento “Supercopa do Júri Simulado 2024” se estenderá até o dia 26/02, portanto, ocorrerá no período de 19 a 26/02/2024.

A mesa de honra da solenidade desta segunda-feira foi composta pelo presidente da OAB/AM, Jean Cleuter Simões Mendonça, pelo procurador-geral de Justiça do Estado do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, pela presidente da Comissão de Aperfeiçoamento Jurídico da OAB/AM, Amanda Katherine Ribeiro e Oliveira, pelo promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPE/AM e ainda pelo magistrado Saulo Góes Pinto, coordenador-geral de Cursos da Escola Superior da Magistratura do Amazonas.

Jean Cleuter Simões Mendonça abriu a solenidade cumprimentando a todos os presentes, ressaltando a importância do evento para os acadêmicos de Direito e para o futuro da profissão, em seguida, agradeceu às instituições parceiras, com a seguinte fala: “É uma honra para a OAB participar desta Supercopa com essas instituições parceiras. A OAB precisa se reinventar, buscar maior autonomia financeira, para podermos aumentar nossa participação no interior; agradeço o apoio do MPAM e do TJAM aos advogados que militam no interior do Estado”. Ao encerrar seu discurso de abertura, Cleuter anunciou a homenagem ao promotor de justiça Nasser Abrahim Nasser Neto, in memoriam, elogiando sua carreira no MP e no magistério.

O coordenador da Esmam, juiz de direito Saulo Góes Pinto, afirmou que o evento demandou atenção e esforço, reunindo pessoas e instituições com larga experiência em Juris Simulados com a participação de estudantes. “É uma grande celebração, focada em darmos oportunidade aos estudantes de colocarem em prática o que aprendem em sala de aula, possibilitando seu desenvolvimento acadêmico e profissional”, afirmou o magistrado.

Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, procurador-geral de Justiça do Amazonas, destacou em sua fala a importância de iniciativas como o júri simulado, para o crescimento e aperfeiçoamento jurídico. “Eu sempre pontuo que o MP prima pelo conhecimento, um papel inerente ao operador do Direito, e que a instituição, sempre que houver oportunidade, deve contribuir para o conhecimento da atividade jurídica. É imprescindível termos profissionais com formação humanística e tecnicamente bem preparados, para que possamos levar justiça plena ao cidadão”, afirmou Alberto Rodrigues.

Homenagem

Durante a solenidade, receberam a Medalha de Homenagem o juiz Saulo Góes Pinto, coordenador-geral de cursos da Esmam; o presidente da OAB/AM, Jean Cleuter Simões Mendonça; Amanda Katherine Ribeiro de Oliveira, presidente da Comissão de Aperfeiçoamento Jurídico da OAB/AM; Paulo José Pereira Trindade Junior, coordenador do Júri Simulado do Conselho Federal da OAB; Tibiriçá Valério de Holanda Filho, organizador do Júri Simulado da OAB; Josemar Berçot Rodrigues Júnior, homenageado do 10.° Júri Simulado da OAB/AM; Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, procurador-geral de justiça do MPAM; João Gaspar Rodrigues, promotor de justiça, diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPAM e Aniello Miranda Aufiero, proprietário do Curso Preparatório Aufiero.

Outras autoridades receberam o Certificado de Homenagem: os promotores de justiça e ex-diretores do Ceaf/MPAM Anabel Vitória Mendonça de Souza, responsável pelo primeiro Concurso de Júri Simulado do MPAM, Darlan Benevides de Queiroz, e André Virgílio Belota Seffair e, in memoriam, o promotor de justiça Nasser Abrahim Nasser Neto, representado por sua irmã, Melissa Nasser. Neste momento, foi exibido um vídeo em homenagem ao promotor e professor universitário, responsável pela fundação da oficina de Júri Simulado da Ufam.

Participam da “Supercopa de Júri Simulado” os acadêmicos das faculdades que obtiveram as quatro primeiras colocações por equipe no “XI Concurso de Júri Simulado 2023 OAB/AM”, no “V Concurso de Júri Simulado 2023 da Esmam” e no “XIX Concurso de Júri Simulado 2023 MPE/AM”, que são: UEA, La Salle, Ufam, Santa Teresa, Martha Falcão/Wyden, Boas Novas, Uninorte/Ser e Fametro.

As atividades acontecerão de forma presencial, com transmissão pelo Canal da Esmam no YouTube e aos participantes será conferido certificado de 40 horas de atividades complementares para aqueles que estiverem inscritos e comparecerem, de forma presencial, com check-in obrigatório em cada dia.

A inscrição para os que quiserem participar como ouvinte deverá ser feita pelo link:

https://www.sympla.com.br/evento/1-super-copa-de-juri-simulado-2024/2337625.

O edital pode ser consultado no link: https://www.instagram.com/p/C0fC0GCvIwR/?igsh=MjNoMnYxc3RrYnFu.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20, 21 e 22/02: as rodadas 02, 03 e 04
horário: às 14h
Local: na Sede da OAB/AM

Dia 23/02: as semifinais
Horário: às 9h e às 14h
Local: Fórum de Justiça Ministro Henoch da Silva Reis.

Dia 26/02: a disputa do 3º lugar,
Horário: às 9h
Local: auditório do MPAM (Ponta Negra).

Dia 26/02: Final
Horário: às 14h
Local: auditório do MPAM (Ponta Negra).

Artigo anteriorEducação de Jovens e Adultos: último dia das inscrições para o Provão Eletrônico
Próximo artigoSecretário de Comunicação de Manaus promete processar responsáveis por disseminação de Fake News