A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), vem utilizando há um mês o aplicativo “Info Saúde”, desenvolvido pelo Instituto Sidia, para prevenção e monitoramento da Covid-19 nos servidores da secretaria. O App ajuda com recomendações de cuidados na pandemia e mantém os gestores informados, em uma visão geral e centralizada, sobre a saúde dos servidores.

Os responsáveis pelo aplicativo recomendam que os servidores façam auto avaliação todos os dias, para que a entrada no local de trabalho seja liberada. A partir das respostas, é gerado o passaporte de triagem nas cores semafóricas, sinalizando se o funcionário tem entrada liberada, se deve comparecer à triagem ou se tem acesso de entrada negado.

Vale ressaltar que hoje o App é utilizado por 900 colaboradores do Sidia e mais de 2 mil de outras três empresas parceiras. O Info Saúde é um aplicativo mobile Android que cria um canal de comunicação entre os Recursos Humanos, o time de saúde e os servidores.

O secretário da Semtepi, Radyr Junior, após gerar o relatório mensal de acessos e verificar os pontos de melhorias, busca apresentar o aplicativo para outros dois secretários municipais, seguindo orientação do prefeito David Almeida de preservar a saúde dos servidores com ações de prevenção.

A utilização do aplicativo pela prefeitura faz parte da meta do Plano de Governo de 100 dias de gestão. A ideia é que em breve o sistema passe por alguns ajustes e atenda toda a Prefeitura de Manaus.

Procedimento

O procedimento consiste em uma auto avaliação com 15 perguntas construídas por especialistas em saúde. A participação dos servidores da Semtepi tem sido constante, o que facilita o relatório semanal para auxiliar nas tomadas de decisões do secretário quanto à escala de trabalho.

A implementação do aplicativo vem sendo estudada desde a segunda quinzena de janeiro pelo titular da Semtepi, Radyr Junior,  com os representantes da Sidia SP, Cristiane Ogushi e Walfran Falcão, e os servidores da Semtepi Felipe Brandão e Leandro Neves, responsáveis pelo acompanhamento diário.

Artigo anteriorNo Curta!: A história da Ku Klux Klan + filme sobre o Barão Vermelho, de Cazuza + outros destaques imperdíveis
Próximo artigoPrefeitura de Manaus inicia vacinação em idosos de 69 anos na segunda-feira, 1º/3