A alta nos casos de pessoas diagnosticadas com Covid-19 no Brasil durante viagens de Natal e do Ano-Novo levantou um alerta sobre os cuidados a serem tomados longe de casa para evitar a contaminação pelo coronavírus. Em época de férias, é importante redobrar a atenção: a variante Ômicron é mais transmissível, e a possibilidade de ser infectado é maior.

Confira quais medidas são sugeridas caso o resultado dê positivo em outra cidade ou país:

O que devo fazer se testar positivo ou tiver sintomas da doença durante a viagem?

A recomendação geral é que haja um isolamento de 10 dias, porém, cada caso deve ser avaliado. Se os sintomas são leves e há possibilidade de isolamento em um hotel ou casa, por exemplo, deve-se continuar no local. Caso o paciente seja do grupo de risco da Covid-19 e o lugar não tenha uma rede de saúde adequada, a melhor opção pode ser voltar para casa, com cuidados extras para evitar a transmissão. Um médico pode orientar nessa decisão.

Quais testes devo fazer? Apenas o de Covid-19 é suficiente?

Caso haja sintomas gripais, é importante fazer o teste para influenza e Covid-19, uma vez que os dois vírus têm circulado pelo mundo amplamente e podem se transformar em uma coinfecção que foi denominada como flurona. Além disso, o tipo de vírus diagnosticado pode alterar o tempo de isolamento e o tratamento adequado.

Quantos dias devo ficar em isolamento?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para casos leves e moderados, o ideal é que o isolamento seja de 10 dias. Os sintomáticos devem contar os dias a partir do início dos primeiros indícios, e os assintomáticos, a partir do exame.

Devo fazer outro exame após o fim do período de isolamento?

De acordo com o infectologista Eduardo Medeiros, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em entrevista à Folha de S.Paulo, não há necessidade, porque estudos apontaram que a partir do oitavo dia a transmissão diminui. Entretanto, pacientes mais graves, internados em UTI ou imunodeprimidos, podem passar o vírus por mais tempo, em geral 20 dias.

Quais cuidados devo tomar caso precise pegar um avião?

Ficar de máscara o tempo todo (de preferência do tipo N95/PFF2); lavar as mãos ou passar álcool em gel com frequência; evitar comer, beber ou conversar durante a viagem; e ​manter um distanciamento de no mínimo 1,5 metro de outras pessoas quando possível. Além disso, o ideal é escolher um local em que o assento ao lado esteja desocupado.

Como se alimentar em caso de voos internacionais com muitas horas de duração?

Para minimizar os riscos, recomenda-se comer e beber rapidamente e sem falar, recolocando a máscara logo em seguida. Outra alternativa é esperar que os passageiros ao lado comam e, só depois, quando eles já tiverem colocado a máscara, iniciar a refeição. (Metrópoles)

Artigo anterior‘Mova-se 2022’ é contemplado com edital do Banco da Amazônia
Próximo artigoCientistas elegem dieta mediterrânea como a melhor opção para 2022