A Polícia Federal no Amazonas (PF-AM) anunciou os primeiros resultados da Operação Nirmata, deflagrada nesta sexta-feira (9) para investigar um crime envolvendo um áudio fake atribuído ao prefeito de Manaus, David Almeida. O delegado Rafael Grummt, da Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional da PF-AM, revelou que o áudio fake foi criado profissionalmente por um designer que presta serviços para três empresas de publicidade em Manaus.

Segundo Grummt, as investigações indicam que o material difamatório foi encomendado com o objetivo claro de difamar o prefeito. “Neste primeiro momento, entendemos que há uma profissionalização com o objetivo claro de difamar o prefeito de Manaus. As oitivas ainda serão realizadas para que a gente saiba se é uma situação isolada ou generalizada”, explicou o delegado.

Durante a operação, foram apreendidos computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos que passarão por perícia para identificar possíveis ligações entre o designer, as empresas de publicidade e a autoria do crime. A PF-AM também está investigando se há participação de grupos políticos no crime, uma vez que as três empresas de publicidade alvo da operação têm histórico de prestação de serviços eleitorais para políticos locais.

Grummt destacou que as empresas investigadas têm relações públicas com certos grupos políticos, conforme constatado em prestações de contas. “Não seriam empresas avulsas, elas já têm vínculo com a atividade eleitoral”, ressaltou o delegado.

Além disso, duas pessoas envolvidas no compartilhamento do áudio fake também estão sendo investigadas, sendo que uma delas é ex-funcionária da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Embora a PF-AM não tenha divulgado o nome das empresas de publicidade investigadas, a Sacada Publicidade, do empresário Sabá Noronha, foi um dos locais visitados pelas equipes da Polícia Federal. A empresa está localizada no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

Artigo anteriorVereador comemora prisão de homem acusado de jogar dois cachorros em saco de lixo na Zona Leste
Próximo artigoRoberto Cidade apresenta Projeto de Lei que favorece e incentiva o turismo sustentável no Amazonas