Ação policial. (Foto: Divulgação/PC-AM)

Em uma ação conjunta deflagrada nesta quarta-feira (15/04), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Beruri, com o apoio da Polícia Militar (PMAM), realizou o cumprimento do mandado de prisão preventiva de um homem de 21 anos. Ele é o principal suspeito de uma tentativa brutal de feminicídio contra sua ex-companheira, ocorrida em julho de 2024.

O Crime e a Fuga

Na época dos fatos, o suspeito desferiu cerca de 17 golpes de faca contra a vítima, que tinha 22 anos. Segundo o delegado Jailton Santos, titular da 80ª DIP, o cenário do crime foi de extrema violência. Após o ataque, o homem foi até a residência da ex-cunhada, ainda sujo de sangue, para afirmar que havia assassinado a companheira.

“Após ouvir os relatos do autor, a irmã da jovem foi até a casa onde o casal morava e se deparou com a vítima ferida no chão, ainda com vida, pedindo ajuda”, relatou o delegado.

A jovem foi inicialmente socorrida e levada ao hospital local, mas, devido à gravidade dos ferimentos, precisou ser transferida com urgência para uma unidade de saúde em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

Reincidência e Descumprimento de Medidas

As investigações revelaram que o ataque em julho não foi o primeiro episódio de violência. Apenas três meses antes, no dia 1º de abril de 2024, o homem já havia sido preso em flagrante ao tentar esfaquear a vítima, sendo impedido, na ocasião, por vizinhos.

Mesmo com o histórico de violência, o agressor recebeu liberdade provisória com a aplicação de medidas protetivas de urgência, as quais foram ignoradas para a execução da nova tentativa de feminicídio.

Procedimentos Judiciais

De acordo com os relatórios policiais da época, a vítima não teve qualquer chance de defesa durante o ataque. Com a prisão efetuada nesta quarta-feira, o homem foi conduzido à unidade policial e responderá formalmente por tentativa de feminicídio.

O indivíduo passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição do Poder Judiciário, onde aguardará o julgamento.

Artigo anteriorOficina mecânica era usada como “fachada” para o tráfico de drogas em Amaturá; dupla é presa
Próximo artigoChapa independente entra na disputa pela eleição tampão do Amazonas marcada para 4 de maio