Foto: Divulgação SSP-BA / Alberto Maraux

Um policial federal e quatro suspeitos foram mortos durante uma operação policial em Salvador (BA) na manhã desta sexta (15), no bairro de Valéria, ponto considerado estratégico para o tráfico de drogas e palco de frequentes confrontos entre facções. Segundo o registro de ocorrência do Centro Integrado de Comando e Controle (CICOC) da Polícia Militar baiana, o qual O GLOBO teve acesso, os agentes foram surpreendidos por uma emboscada de cerca de 40 criminosos, que estariam “armados com arma longa”, numa área de mata fechada.

Após troca de tiros, o policial federal Lucas Monteiro Caribe foi atingido e chegou ao Hospital Geral do Estado sem vida. Outros dois agentes, um também da PF e outro da Polícia Civil, foram atingidos no rosto e estão sendo atendidos no hospital. Durante o confronto, dois suspeitos também foram atingidos e morreram na hora. Horas depois, após policiais continuarem a varredura no local, um outro confronto resultou na morte de mais dois suspeitos

Segundo registro do CICOC, a “emboscada” aconteceu numa área de matagal, na localidade do Derba, no bairro de Valéria, durante a madrugada. Batizada de “Operação Fauda” a ação foi realizada por equipes da PM, PC e PF, que compõem a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). Foram apreendidos dois fuzis calibre 5,56, duas pistolas, carregadores, munições, rádios comunicadores e roupas camufladas.

Desde agosto, em função do enfrentamento à alta de violência na Bahia, a PF vem atuando nesse tipo de ação no estado, que vive uma onda de violência. No ano passado, a Bahia liderou o ranking nacional de mortes decorrentes de intervenção policial e nos últimos meses diversos episódios violentos se intensificaram em função da expansão de facções criminosas originalmente do Sudeste.

Governador da Bahia diz que determinação é não dar “trégua a criminosos”

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se manifestou sobre a operação durante um outro evento em Feira de Santana, no interior do estado.

– Eu quero me solidarizar com a Polícia Federal, que perdeu um homem na iniciativa de uma operação, em Valéria. É uma iniciativa da polícia em desmontar a atuação do crime organizado na Bahia”, disse Jerônimo Rodrigues, que reforçou que sua determinação, em conjunto com o presidente Lula e o ministro da Justiça Flávio Dino é de que a polícia “não dê trégua” para os criminosos. – Nós não queremos e determinamos que sejam trazidos corpos. Queremos presos, para que a gente possa, a partir da prisão deles, garantir mais informações e fazer uma operação com sucesso.

Com informações de: O Globo

Artigo anteriorEnfermarias do PS 28 de Agosto são usadas por vendedores ambulantes como lanchonetes de fast food
Próximo artigoPMs de São Paulo deverão manter câmeras corporais ligadas