Mais de 200 quilos de alimentos foram apreendidos e inutilizados pelo Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa) durante a 8ª Edição do Projeto Viva Centro, realizada neste sábado, 23. Dois restaurantes foram interditados e um notificado durante a ação que é coordenada pela Secretaria Municipal do Centro (Semc) e envolve mais de dez secretarias da Prefeitura de Manaus.

O restaurante Texas, na esquina das Ruas 24 de Maio e Joaquim Sarmento foi interditado pelo DVisa porque os fiscais encontraram diversas irregularidades sanitárias com risco à saúde humana. Foram encontrados fezes de ratos e baratas, panelas em péssimo estado de conservação e até uma caixa de gordura na cozinha do estabelecimento.

A churrascaria Zitos, também na Joaquim Sarmento foi interditada. Mais de 200 quilos de alimento foram inutilizados. Parte estava em uma câmara fria com resfriamento inadequado, o que não garante a conservação do alimento. Além disso, os produtos como fígado cru e verduras estavam no chão. Nas panelas e na dispensa, onde eram guardados alimentos não perecíveis, foram encontradas fezes de ratos. Todo material foi recolhido para a lixeira pública pela Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).

O restaurante do Mineiro foi notificado para se regularizar porqueo estava com a Licença Sanitária vencida.

Camelôs

Os fiscais da Secretária Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) orientaram e ordenaram mais de 50 barracas de camelôs na Rua Instalação e Avenida Epaminondas. Muitos não obedeciam ao limite de 20 centímetros além da barraca para expor seus produtos.

Além disso, com o auxílio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), os camelôs que estavam na rua, atrapalhando a faixa de carros de passeio na Instalação e Epaminondas recuaram para as calçadas, respeitando o limite de 50 centímetros para a circulação de pedestres. A ação é emergencial até a realocação dos vendedores para os Centros de Comércio Popular definitivos.

A faixa das Ruas que eram ocupadas serve para os carros de passeio no contra-fluxo do sentido dos ônibus que vão para o terminal da Matriz. Como a via era obstruída, muitos motoristas invadiam, na contramão, a faixa exclusiva para ônibus. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) auxiliou na orientação dos motoristas do transporte coletivo.

O Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) notificou sete lojas para adequarem suas fachadas e placas. E determinou a outras 17 que recolhessem para dentro das lojas os matérias que eram expostos nas calçadas.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) recuperou as calçadas e construiu uma rampa de acessibilidade para cadeirantes e, também, auxiliou na retirada de matérias que obstruíam o passeio público. Foram tiradas madeiras, ripas, lonas e fios que estavam pregados nas árvores e eram usados por camelôs e lojistas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) marcou presença nesta edição do Projeto Viva Centro. O projeto contou com a distribuição de 300 mudas frutíferas e ornamentais, produzidas pelo Programa Manaus Verde e Viva, da Prefeitura de Manaus.

Desde o início do Viva Centro até agora, a Semmas já distribuiu 2,4 mil mudas na área de intervenção do projeto. Além da distribuição de mudas, a Secretaria também instalou 54 floreiras nas vias centrais, na frente de estabelecimentos comerciais que de comprometeram a cuidar da manutenção das mudas plantadas nos vasos. Técnicos da Semmas estão avaliando a condição dos vasos e os cuidados dispensados pelos comerciantes para que possam receber os certificados de Amigos do Verde.

Artigo anteriorPrefeitura inaugura ponte Arthur Bernardes revitalizada
Próximo artigoRonaldo Tiradentes receberá titulo de Cidadão Amazonense na Aleam