Após um período interditada para reformas, a ponte Arthur Bernardes foi entregue à população no início da tarde deste sábado, 23. A entrega foi feita pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Hissa Abrahão.

A ponte São Jorge, que estava funcionando com fluxo e contrafluxo de automóveis durante os reparos, será fechada para obras na madrugada de terça para quarta-feira, dia 27. A reforma durará 90 dias. Para melhorar o fluxo de carros durante o restauro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) está ampliando o acesso aos veículos que trafegarão no sentido Constantino Nery – São Jorge.

Segundo o prefeito Arthur Neto, a ponte reformada trará maior segurança aos motoristas e pedestres que trafegam pelo local. "O trânsito foi interrompido por um tempo, porque estava muito precária a situação da ponte e havia risco de desabamento. Agora temos uma ponte construída com todos os requintes da boa engenharia e com estrutura apta para aguentar todos os tipos de veículos", ressaltou.

Para o vice-prefeito Hissa Abrahão, a obra é uma prova de compromisso com Manaus. "Ao longo desta gestão, faremos reformas e obras em logradouros, pontes, avenidas, praças. Isso é amor a Manaus e compromisso com o dinheiro público", afirma.

Reforma

As obras de ambas as pontes são realizadas pela empresa LVM Construções LTDA – ME e custam R$ 1.496.388,18.

Na ponte Arthur Bernardes, foram realizadas ações de demolição do pavimento asfáltico antigo e posterior substituição por recapeamento novo, substituição de guarda corpo metálico, alargamento de tabuleiro com execução de laje de concreto armado, bem como guarda corpo, também feito de concreto armado.

Os operários também executaram o reforço estrutural no tabuleiro da ponte, muro de arrimo em concreto armado para contenção de aterro nas duas cabeceiras da ponte, proteção nos blocos de concretos e estacas de fundações, guarda-rodas em concreto armado, guarda-corpo em tubo de aço galvanizado, implantação de uma nova iluminação cênica, sinalizações e pintura.

Para ornamentar a ponte, os operários instalaram estruturas metálicas em forma de arco dos dois lados da estrutura, bem como iluminação por meio de luminárias e refletores devidamente posicionados. As fundações da ponte também receberam proteção de estacas metálicas em concreto armado, além de pinturas.

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