
A Prefeitura de Manaus decretou ponto facultativo para a próxima segunda-feira (29), data em que a Seleção Brasileira enfrenta o Japão pela segunda fase da Copa do Mundo FIFA 2026. A medida foi oficializada pelo prefeito Renato Junior em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (25).
De acordo com o decreto, o ponto facultativo será adotado em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, com exceção dos serviços considerados essenciais, que continuarão funcionando normalmente para garantir o atendimento à população.
Na justificativa da medida, a Prefeitura destaca que a Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos do planeta e ressalta a participação da Seleção Brasileira como uma manifestação cultural de grande relevância para o país. O documento também lembra que o Brasil garantiu vaga nas oitavas de final e que o confronto diante do Japão acontece na segunda-feira, reforçando a tradição nacional de acompanhar os jogos da equipe brasileira.
Além do aspecto cultural, o decreto cita a necessidade de contenção de gastos com o funcionamento da máquina pública como um dos fundamentos para a adoção do ponto facultativo.
O ato ainda delega aos dirigentes dos órgãos municipais a competência para estabelecer, caso haja necessidade, horários específicos de funcionamento de suas respectivas unidades, observando critérios de conveniência, oportunidade e interesse público.
Outra determinação prevista no decreto estabelece que a Secretaria Municipal de Administração e Gestão (Semad) ficará responsável pela organização de um banco de horas referente ao ponto facultativo. As horas não trabalhadas deverão ser compensadas posteriormente pelos servidores do Poder Executivo Municipal.
A partida entre Brasil e Japão está marcada para as 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos.







