Eliton Santos/Semed

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 6/12, o 2° Encontro Anual dos Professores da Educação Especial, no auditório da secretaria, localizado na avenida Maceió, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. O evento reuniu mais de 300 educadores e coordenadores para discutir os avanços e desafios da inclusão de alunos com deficiência na rede municipal de ensino.

Com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas voltadas a esse público, o encontro destacou os progressos significativos na oferta e qualidade do atendimento educacional especializado em Manaus.

Na ocasião, a gerente da Educação Especial, Amanda Macanoni, ressaltou que ações contínuas são essenciais para garantir a igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas limitações.

“Este encontro é uma oportunidade para trocar experiências, discutir novas metodologias e refletir sobre as adaptações necessárias no ensino. A educação especial em Manaus avançou muito, e o nosso compromisso é garantir que todos os alunos tenham o suporte necessário para se desenvolver plenamente”, afirmou Macanoni.

O evento também abordou novas estratégias pedagógicas, o aumento de salas de recursos e das vagas ofertadas para alunos com deficiência, reforçando a prioridade dada pela gestão municipal à formação continuada dos professores. Durante a programação, que contou com palestras, dinâmicas e sorteios, os educadores destacaram a importância de manter um ambiente inclusivo e acessível.

Thayane Leite, professora da escola municipal Maria Leide Amorim, enfatizou que a educação municipal tem avançado na inclusão de alunos com deficiência. “O trabalho realizado pela Semed tem gerado resultados muito positivos. Hoje, Manaus é um exemplo de como podemos promover uma educação que respeite a diversidade e atenda às necessidades de cada aluno”, enfatizou.

Além da capacitação docente, a Semed tem investido na melhoria da infraestrutura escolar, com adaptações para acessibilidade, e em programas específicos de acompanhamento e avaliação do desempenho de alunos com deficiência. O 2° Encontro Anual reforçou o compromisso da gestão municipal de tornar a educação especial uma prioridade, garantindo uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos.

Artigo anteriorPerícia Balística da SSP-AM emitiu mais de mil laudos com o auxílio de aparatos tecnológicos
Próximo artigoPrefeitura de Manaus promove transformação na educação infantil com projeto inovador