Foto - Cleomir Santos / Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 7/10, a abertura da Semana do Livro Infantil 2022, na quadra da escola municipal Waldir Garcia, no bairro São Geraldo, zona Sul da cidade. A programação, realizada em parceria com a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul da secretaria, contou com a leitura de clássicos e fábulas, peça teatral infantil, visita aos cantinhos de leitura que estarão apresentando atividades desenvolvidas no 1º semestre deste ano, doação e sorteios de livros, entre outras atividades.

A programação, que acontece de 10 a 14/10 na rede municipal de ensino, ocorre em cumprimento à Lei Municipal nº 1.012, de 14 de julho de 2006. O objetivo é promover a literatura infantil, estimulando o imaginário das crianças, por meio de diversas atividades culturais, como: leitura recreativa, contação de histórias, recital de poesia, gincanas literárias, peças infantis, teatro de fantoches, entre outros.

Para o gerente da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Mário Lima, o trabalho realizado pela secretaria com os alunos na rede municipal, tem todo um contexto pedagógico no processo de ensino e aprendizagem.

“Quero agradecer, em nome do prefeito David Almeida e da nossa secretária Dulce Almeida, a possibilidade de nos proporcionar esse momento tão importante para as nossas escolas. Estamos realizando a abertura e escolhemos uma escola da divisão Sul, mas que simboliza todas as escolas do município de Manaus que estarão trabalhando a semana da literatura infantil. É um momento ímpar, em que as crianças aproveitam para estimular os pais a lerem também”, comentou Lima.

A pedagoga Amanda Freitas, da escola Waldir Garcia, que ficou em primeiro lugar na capital no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, com 8,1, enalteceu o trabalho pedagógico da unidade de ensino, fruto também do fator da leitura no processo de ensino e aprendizagem.

“É um momento de consolidar todo o trabalho desenvolvido durante o ano de 2022 com a leitura de modo criativo, prazeroso, que transforma e constrói todo esse trabalho desenvolvido durante o ano em todos os nossos espaços educativos. A gente fica muito feliz com os resultados, que são surpreendentes. Esse ano a gente teve a grata alegria de ser a escola com maior Ideb de Manaus. A base de tudo isso é a leitura”, completou a pedagoga.

Com obras publicadas de literatura infantil e adulto e vencedora do Prêmio Literários Cidade de Manaus, com o livro de romance “Terra úmida”, a escritora e poetisa amazonense, Myriam Scotti, participou da programação e enfatizou a importância da leitura para os alunos.

“A literatura infantil é muito importante para as crianças, para que se formem como cidadãos melhores, criem empatia com relação ao outro, aprenda a compartilhar, a serem mais criativos, a se tornarem cidadãos críticos para o futuro. A pessoa se transporta para o mundo que o livro criou. A gente consegue sair de nós mesmos, da nossa própria bolha para vivenciar e experimentar esse outro mundo que é criado pelo escritor”, disse a escritora.

Artigo anteriorLudmilla rebate críticas de fãs: “Vou devolver o que vocês me derem”
Próximo artigoPará investiga suspeita de paralisia infantil em criança de 3 anos