A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), realizará, de 6/8 a 31/8, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A mobilização nacional, também chamada de “Dia D”, ocorrerá no dia 18/8.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi, a estratégia criada para este ano tem o objetivo de manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite no município.

“O trabalho das nossas equipes é evitar a reintrodução do vírus selvagem desta doença, por isso temos um compromisso com a população alvo desta ação, que é de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias, correspondendo a 138.641 crianças”, informou Magaldi.

A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal, correspondendo a 131.709 crianças vacinadas. Todas as crianças nesta faixa etária devem receber a vacina, mesmo aquelas que estão com a situação vacinal completa. A proteção conferida pela vacina é cerca de 90 a 95% e fatores individuais podem interferir na proteção e sua duração

Sobre a Pólio

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar paralisias musculares, sendo os membros inferiores os mais atingidos. A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. 


As campanhas contra poliomielite foram iniciadas em 1980, estando o país livre da doença desde1990. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989.

Segundo a chefe da divisão de imunização da Semsa, Isabel Hernandes, nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessa doença.

“Nós chamamos a atenção para o fato de que os pais e/ou responsáveis devam comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro. A imunização é muito importante para evitar as doenças”, explicou Isabel.

Campanha apenas para a pólio

Manaus precisou antecipar a vacinação contra o sarampo, em razão do surto da doença na capital, portanto esta campanha será somente contra a poliomielite, sendo ofertada a vacina em 183 salas de vacina públicas distribuídas tanto na zona urbana, como na zona rural.

Artigo anteriorVersão de suspeito culpa brasileira pela própria morte na Nicarágua
Próximo artigoPolícia recupera quatro motocicletas roubadas em Manaus e prende duas pessoas durante operação em Coari