Eliton Santos/Semed

O encerramento do projeto “Oca vai à escola”, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizado, na sexta-feira, 29/11, na escola municipal Vicente Mendonça, bairro Grande Vitória, zona Leste da cidade. O objetivo do evento é conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Com total de 10 unidades de ensino em todas as zonas geográficas da cidade, o projeto beneficiou pouco mais de 10 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental ao longo do ano letivo. Na oportunidade, foram abordados temas como: arqueologia da Amazônia, palestras temáticas, como a “Vem passarinhar Manaus”, queimadas, água e saúde, entre outros, além de oficinas.

De acordo com o coordenador das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Renato Júnior, que acompanhou de perto o trabalho em todas as escolas, o resultado é muito proveitoso.

“De um modo geral, eu penso que a gente traz uma temática muito pertinente para a atualidade, onde os alunos podem pensar em ajudar a preservação do meio ambiente desde muito cedo. Nós trabalhamos com as turmas do 1º ao 9º ano, trazemos temáticas sócio ambientais, onde os alunos podem aprender, discutir e também contribuir para que no futuro possam ajudar na preservação do meio ambiente”, disse o coordenador.

 

Privilégio

Cerca de 500 alunos do 6º ao 9º, da escola municipal Vicente Mendonça, participaram das atividades realizadas por vários parceiros, que fazem parte do projeto. Para o diretor da escola, Vagner Castro, foi muito positiva a presença de profissionais que vão ajudar muito os alunos sobre a temática.

“O tema ambiental é importante e fundamental para a sociedade, e ter essas instituições aqui na escola palestrando para os alunos, mostrando atividades desenvolvidas por essas instituições, a importância que tem em nosso dia a dia, em nossas vidas, é de uma relevância fundamental para o crescimento, desenvolvimento e conhecimento dos nossos alunos”, salientou.

Para o aluno do 8º ano, André Ricardo Costa Brandão, de 14 anos, que participou da programação na escola, foi um aprendizado muito grande e que vai levar para toda vida.

“Normalmente, em muitas das explicações que têm nas aulas e nas matérias não é abordado esse tema sobre a questão ambiental. Esse evento foi apresentado para todos os alunos terem uma chance de aprender o que pode acontecer, tanto de bom, como de ruim. Por exemplo, sobre a queimada, a importância da saúde e outros temas que não são abordados em sala de aula. Acho que vai ser muito importante, bem relevante, porque a família não sabe muito, mas vou poder falar para todos sobre isso”, argumentou.

Artigo anteriorAlunos aprendem regras de trânsito em ação da Prefeitura de Manaus
Próximo artigoMercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,63% para 4,71%