Fotos - Divulgação / Semsa

O primeiro dia de oferta da vacina antirrábica, pela Prefeitura de Manaus, em 10 novos pontos de vacinação instalados na rede de Supermercados Nova Era, mobilizou tutores de cães e gatos, que aproveitaram a facilidade do acesso para proteger seus animais contra o vírus da raiva. As estações de vacinação funcionam das 8h às 12h e os que ainda não vacinaram seus animais domésticos podem buscar o imunizante nesta sexta-feira, 6/12, e no sábado, 7/12.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforçou que a oferta do imunizante antirrábico na rede de supermercados é uma estratégia que complementa uma ação ampla que envolve a vacinação realizada nos domicílios por duplas de vacinadores, além da oferta do imunizante no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na avenida Brasil, s/nº, Compensa, e no Centro de Convivência Prefeito Jose Fernandes, na rua Barreirinha, nº 14 – Quadra 45 – São José Operário, na zona Leste de Manaus.

“A vacinação contra a raiva é anual, obrigatória e representa a melhor forma de prevenção contra uma doença infecciosa que não tem cura e pode ser transmitida dos animais para os humanos. Por isso, todos devem assumir o compromisso de proteger os cães e gatos domésticos”, observou a secretária.

Comodidade

Aproveitando a facilidade de morar próximo ao supermercado Nova Era, da avenida Torquato Tapajós, a dona de casa Lucileia Santos fez questão de chegar cedo ao local, para garantir a vacinação da sua cadelinha Safira.

“Quando a minha filha ficou sabendo pelo Instagram que aqui, bem pertinho da nossa casa, ia ter um posto de vacinação nesse supermercado, eu vim logo garantir a vacina da Safira. Foi uma ótima ideia porque assim temos mais uma opção para vacinar os bichinhos”, elogiou Lucileia. 

Consciente da importância da vacina, o autônomo Michael Carvalho, autônomo, também fez uma parada no estacionamento do supermercado para proteger o pastor alemão Luke e o SRD (sem raça definida) York, contra a infecção viral. “Eu acho que é uma boa iniciativa, porque essas ações reforçam a importância da vacina para todos nós”, resumiu.

Já o aposentado Alfredo Costa, morador de um sítio na região do Janauari, em Iranduba, disse que estava aliviado ao vacinar Juju, uma cadelinha de pelagem branca e preta que apareceu em sua propriedade. Agora, ela se junta aos cinco cães já vacinados que ele cuida com dedicação. “Preservar a saúde dela e a nossa é uma felicidade. Parabenizo ao prefeito e a todos que tiveram essa ideia”.

Este ano, a Prefeitura iniciou a campanha de vacinação antirrábica no dia 1º de outubro, com a meta de imunizar 295.077 animais, sendo 215.077 cães e 80.000 gatos. O gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, informou que os dados mais atualizados apontam que mais de 190 mil animais já foram protegidos.

“É muito importante que a população saiba que, além da mobilização dos vacinadores casa a casa, vacina está disponível na sede do CCZ, na Compensa, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, durante o ano todo. A campanha é uma intensificação, mas quem não estiver em casa quando o vacinador passar, pode levar os seus animais na sede do CCZ, que inclusive realiza a vacinação aos sábados das 8 da manhã ao meio-dia”, esclareceu o gerente do CCZ, Rodrigo Araújo.

A campanha de vacinação prossegue até o dia 20 de dezembro e para receber o imunizante o animal precisa ter idade acima de três meses. A recomendação é que as fêmeas que estiverem amamentando não sejam vacinadas neste período.

Artigo anteriorProcurador da República recomenda fiscalização ininterrupta do Ibama no combate ao garimpo ilegal no Amazonas
Próximo artigoProcurador Eleitoral aceita recurso do MDB de Santa Isabel do Rio Negro e Beleza pode ter registro de candidatura suspenso