A Prefeitura de Manaus realizou a oficina de “Política Pública da Colômbia: Consolidando o Processo de Alfabetização”, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Saúde (Semed), zona Centro-Sul de Manaus. O evento durou dois dias, tendo o encerramento na terça-feira, 26/11, com o objetivo de colaborar para a construção e embasamento de uma política de alfabetização do município.

“Nós começamos a transformar essa parceria com o BID em uma coisa muito positiva, que fortaleceu algumas frentes de trabalho importantes, os nossos parceiros vieram para potencializar aquilo que a gente já realizava, por isso que as nossas parcerias funcionam. Por orientação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, estamos transformando algumas iniciativas privadas em coisas boas a serviço da educação, da sociedade”, enfatizou a secretária de Educação, Kátia Schweickardt.

A oficina contou com a presença de mais de 30 gerentes e assessores pedagógicos de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) e do Departamento de Gestão Educacional da Semed.

No primeiro dia, a formação contou ainda com a presença de quatro representantes do BID, Ximena Duenas, PHD em economia e educação e especialista em educação do BID da Colômbia; João Cossi, consultor de educação do BID Brasil; Catarina Duarte, consultora do BID da Colômbia; e o palestrante Orácio Alvarez, especialista em educação do BID do Panamá há seis anos.

A parceria entre a Semed e o BID começou em 2014, e desde o início tem agregado significativamente a rede municipal de ensino. Para a subsecretária Euzeni Araújo, foi indispensável trazer o conhecimento que ela e a secretária Kátia Schweickart absorveram na Colômbia. A prefeitura integrou a missão “Intercâmbio de conhecimentos para compartilhar experiências sobre o envolvimento da comunidade para a melhoria da qualidade da educação”, realizada em setembro na Colômbia.

“Nós conhecemos várias experiências educacionais observando a metodologia e todos os processos da política de alfabetização implantada na Colômbia, vendo isso, nós pensamos em trazer um pouco dessa experiência para a Semed”, disse Euzeni.

Durante o evento, Orácio Alvarez apresentou os dados de aprendizado dos estudantes de toda a América Latina e levou em conta os contextos sociais, econômicos e políticos dos países englobados pela mesma. Após isso, exemplificou algumas das ferramentas utilizadas para alfabetizar os alunos com a maior eficácia possível, independentemente da situação econômica de cada um, com foco, principalmente, na importância da oralidade para alfabetização nos primeiros anos da vida escolar. 

Segundo a especialista em educação, Ximena, a ideia da oficina é apresentar a metodologia que tem bom resultado para a alfabetização das crianças. “Para nós, a parceria sempre está em apoiar o desenvolvimento de todos os países da América Latina, a nossa ideia é identificar boas práticas que sejam compatíveis com o desenvolvimento. Dessa forma, nós vamos apoiar e trazer as experiências, permitir que as pessoas conheçam, discutam e critiquem. Nossa intenção é apoiar e não impor. Trouxemos para cá a troca de experiências particular da Colômbia, que poderia ser adaptada para o contexto de Manaus”, comentou.

O gerente pedagógico da Divisão Distrital da Zona Sul (DDZ Sul), Anderson Clay, também demonstrou uma grande empolgação com a oficina. “O material da Colômbia que estamos conhecendo é como um elemento norteador, para que a nossa prática da alfabetização se consolide na rede municipal. É importante termos olhares semelhantes aos que eles apresentaram, e a secretaria tem visto essa troca de conhecimento como uma oportunidade de dar um direcionamento. E o mais interessante é que tudo o que foi proposto durante a formação pode e deve ser adaptado de acordo com cada realidade”, finalizou.

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