A 12 dias da eleição que pode reelegê-la para mais um mandato, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou nesta segunda-feira (5) o fim das restrições ordenadas em Auckland para conter um surto de casos de coronavírus.

A maior cidade do país está há 12 dias sem registrar novas infecções depois de três semanas de confinamento para cerca de 1,5 milhão de moradores.

“Os habitantes de Auckland e os neozelandeses se submeteram a um plano que funcionou duas vezes. E venceram o vírus novamente”, disse Jacinda, em entrevista coletiva.

A primeira onda de casos de Covid-19 na Nova Zelândia foi contida no fim de maio com um confinamento em âmbito nacional. O país chegou a ficar 102 dias sem novos casos de coronavírus.

Mas Jacinda pediu que a população continue alerta e lamentou o uso cada vez menor do aplicativo oficial de rastreamento de possíveis infectados e a queda no número de testes.

“O retorno do vírus não é a única coisa que nos preocupa. Também há um retorno da indulgência”, disse.

Até esta segunda-feira (5), o país de cinco milhões de habitantes registrou um total de 1.855 casos e 25 mortes por coronavírus, de acordo com a Universidade Johns Hopkins. (AFP)

Artigo anteriorEm Iranduba, Graça Lopes, viúva de ex-prefeito se emociona ao visitar feira João Cândido de Medeiros
Próximo artigoSenadores visitam Corumbá e discutem medidas para contenção de incêndios