Crianças palestinas andam de bicicleta por uma rua devastada na Cidade de Gaza, 3 de maio de 2024 - AFP

CAIRO, 4 MAI (ANSA) – Fontes egípcias apontaram “progressos significativos nas negociações” para um cessar-fogo temporário entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

A informação foi divulgada pelo canal de TV Al Qahera News, ligado aos serviços secretos do Egito, mas não foi confirmada ainda pelos dois lados do conflito.

“Os mediadores chegaram a uma fórmula concordada na maior parte dos pontos controversos”, garantiu uma fonte anônima citada pela emissora.

O principal entrave nas tratativas é que o Hamas exige garantias de um cessar-fogo duradouro e até definitivo, especialmente depois que libertar todos os reféns, porém Israel já deixou claro em diversas ocasiões que não pretende parar enquanto não derrotar o grupo fundamentalista.

Negociadores do Hamas estão no Egito para negociar a trégua, enquanto o número de mortos na Faixa de Gaza chegou neste sábado (4) a 34.654. No entanto, segundo o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, aliado de Israel, o grupo palestino é “o único obstáculo” para um acordo neste momento.

“Esperamos para ver se, de fato, dirão ‘sim’ ao cessar-fogo e à libertação dos reféns”, sublinhou o chefe da diplomacia americana.

Já o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, cobrou que o Hamas aceite a trégua e a soltura das pessoas sequestradas em 7 de outubro, quando o grupo matou 1,2 mil pessoas em atentados terroristas em Israel. “Isso permitiria que todas as organizações internacionais levassem ajuda e alimentos à população palestina, que vive um momento dramático”, disse. (ANSA).

Com informações de ISTOÉ

Artigo anteriorCapital paulista amplia vacinação contra HPV para jovens até 19 anos
Próximo artigoAntónio Oliveira elege responsável pelo empate do Corinthians