Algumas pessoas concluem o ensino médio e já ingressam na faculdade, outras começam a trabalhar e precisam deixar os estudos para segundo plano. Há também, aqueles que casaram cedo, tiveram filhos e nunca concluíram os estudos, por falta de oportunidade.

Cada pessoa tem sua história e no caso do Ivanaldo Nogueira Maciel, 42, e da Euziane Alves Nascimento Maciel, 37, essa história caminha para um final feliz. Eles puderam concluir o ensino médio através do Educação de Jovens e Adultos (EJA) e colaram grau juntamente com a filha Amázia Maciel, 18 anos.

Mesmo estudando em escolas diferentes, a cerimônia de colação de grau dos três aconteceu no mesmo local, na última quinta-feira (19). E em conversa com o Fato Amazônico, puderam compartilhar um pouco dessa história.

DE EIRUNEPÉ PARA COARI

Foto cedida

Naturais do município de Eirunepé, Euziane se casou com Ivanaldo quando tinha apenas 15 anos. Fruto desse relacionamento, tiveram quatro filhos: Onézio, 21, Amázia, 18, Amitaz, 17 e Ubla, 13.

Assim que casaram, tiveram o primeiro filho e resolveram estudar juntos. Como moravam na zona rural de Eirunepé em 1999, não existia facilidade para os estudos, por isso, não concluíram o ensino fundamental, pois não era oferecido na época.

Eles se mudaram para Coari em 2012 e em 2016 depois de já terem todos os filhos nascidos, decidiram retomar os estudos. Foi através do EJA que completaram o ensino fundamental e agora em 2019, o Ensino Médio. Caindo no mesmo ano em que a filha Amázia também completava os estudos.

Os estudos não param

Amázia foi oradora da classe e estudava na Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril -GM. Já Ivanaldo e Euziane, concluíram os estudos na Escola Estadual Inês de Nazaré Vieira.

O gosto por estudar é algo presente na família. Agora após terem concluído o ensino médio, Amázia quer realizar seu sonho de cursar medicina, Ivanaldo deseja cursar administração e Euziane quer seguir na carreira de moda.

“Formar no Ensino Médio, pra mim, já é uma grande conquista. E ao lado da minha esposa e da minha filha, como foi no meu caso, a alegria é bem maior”, disse o Ivanaldo.

Esse foi um belo presente de Natal. O Fato Amazônico parabeniza a família e deseja a todos os leitores, um Feliz Natal!

Artigo anteriorApós briga política, irmão de Bruno Gagliasso diz: “Não somos amigos”
Próximo artigoYoutuber, Michelzinho entrevista o pai, Michel Temer