O presidente Jair Bolsonaro passou, nas últimas horas, a ser alimentado de forma endovenosa (pela veia), segundo o boletim médico divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Hospital Vila Nova Star. Desde a segunda-feira (9), os médicos tinham introduzido uma dieta líquida para o presidente. No entanto, diante da evolução do quadro, Bolsonaro só voltará a ingerir alimentos oralmente após novas avaliações médicas. A expectativa é de que Mourão fique no comando do país até a quinta-feira (12).

Segundo o documento, Bolsonaro “permanece sem dor, afebril e sem disfunções orgânicas”. Ele teve “lentificação dos movimentos intestinais e distensão abdominal” e passou por exames, que “encontram-se estáveis”. O texto diz que a reintrodução alimentar por via oral será analisada diariamente “e ocorrerá no momento oportuno”.

Esta foi a quarta cirurgia pela qual Bolsonaro passou desde que levou uma facada na barriga durante a campanha eleitoral há um ano. Quem está interinamente na Presidência é o vice-presidente, general Hamilton Mourão.

Eis a íntegra do documento:

“O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, encontra-se no terceiro dia de pós-operatório, permanece sem dor, afebril e sem disfunções orgânicas. Evoluiu há 12 horas com lentificação dos movimentos intestinais e distensão abdominal, sendo submetido a passagem de sonda nasogástrica e introdução de nutrição parenteral (endovenosa). Os exames laboratoriais encontram-se estáveis.

A reintrodução da alimentação por via oral será avaliada diariamente e ocorrerá no momento oportuno. Segue com medidas de prevenção de trombose venosa profunda e realizando fisioterapia motora. Por ordem médica, o paciente segue com visitas restritas.

Direção Médica responsável

Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião-chefe Dr. Leandro Echenique – Clínico e Cardiologista

Dr. Antônio Antonietto – Diretor médico do Hospital Vila Nova Star

Dr. Ricardo Peixoto Camarinha – Médico da Presidência da República”

Artigo anteriorFim de semana na Vila Olímpica terá 5° Etapa do Campeonato de Tênis de Mesa
Próximo artigoMobilização de Eduardo Braga e dos Amigos da BR-319 acelera recuperação de ponte sobre rio Atií