O blog deAmazônia e o portal Fato Amazônico haviam adiantado há poucos dias que o presidente da Câmara, Rildo Maia (PSD), poderia chutar o pau da barraca com o prefeito de Parintins e seu primo Alexandre da Carbrás (PSD). E o rompimento aconteceu. Não só rachou com Carbrás como levou para os braços do senador Eduardo Braga (PMDB), candidato ao governo, quase todos os vereadores do Poder Legislativo. Agora a oposição ao prefeito soma oito vereadores: Rildo, Mateus Assayag, Karine Brito, Juliano Preto Velho, Gelson Moraes, cabo Ernesto, Ray Cabeça Cardoso e Nelson Campos da Caixa.

Por enquanto, a base do prefeito ficará composta por Everaldo Batista, que é o líder de Alexandre e a vereadora Vanessa Gonçalves. Maildson Araujo é vereador do PSDB e preferiu não embarcar no blocão e manter sua lealdade ao ex-prefeito Bi Garcia.

No entanto, Garcia perdeu aliados como Mateus Assayag, que foi seu secretário de Obras, em dois mandatos e Nelson da Caixa. Bi já havia perdido Preto Velho nesta composição com o PMDB. Aliás, nesta articulação Rildo contou com o apoio de Preto Velho e ainda do vereador Cabeça.

Nos quase dois anos de administração de Carbrás, o presidente da Câmara tinha sido um fiel escudeiro e leal ao prefeito, mesmo com claros sinais de desprestígios com Alexandre. O prefeito demitiu da Prefeitura muitos dos amigos do presidente. Rildo Maia até ensaiou sair candidato a deputado estadual, mas não recebeu o devido apoio do primo, que declarou internamente apoio a Preto Velho.

Karine Brito, também já faz parte do blocão que vai marchar com Eduardo

Na sexta-feira, o presidente da Câmara foi ao aeroporto recepcionar o senador, o que se concretizava seu rompimento com Carbrás, Melo e Omar Aziz. No sábado, Rildo compareceu ao café da manhã oferecido a Braga (PMDB) pelo ex-senador João Pedro Gonçalves (PT), que reside no bairro da Castanheira, perto da casa do prefeito. Neste encontro, Maia encontrou com o vice-prefeito, Carmona Filho (PMDB), com quem o prefeito Alexandre é brigado politicamente. O presidente e o vice-prefeito seguirão unidos um novo projeto político. Além de Rildo, Carbrás perde definitivamente o apoio da vereadora Karine Brito, que também foi um dos seus braços direitos na campanha.

Artigo anteriorBandidos roubam carro, mas ação acaba com três presos e um morto na troca de tiros com PMs
Próximo artigoHomem é executado a tiros na rua Pará na Zona Centro-Sul de Manaus