Foto: Alberto César Araújo

“Maternidade precoce” foi o tema da discussão, nesta quinta-feira (16/5), na Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no quarto dia de programação da 1ª Semana de Educação Legislativa. O evento teve a participação de 54 alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, localizada no bairro Betânia, zona Sul de Manaus.

A professora Jacy Braga, que participa da organização da Semana, falou da importância de tratar sobre o tema na presença dos estudantes. Ela esclareceu que a maternidade precoce impacta diretamente na vida dos jovens, especialmente das meninas, porque são elas que carregam o peso da maternidade, elas que cuidam dos bebês e os seus corpos é que são culpabilizados pela maternidade.

“É importante falar com eles (estudantes) sobre isso porque acabam largando os estudos, muitas vezes não terminam o ensino médio, não ingressam na universidade pública e vão para o mercado de trabalho por um subemprego ou para o mercado informal pela necessidade de sustentar o bebê”, afirmou.

Para a estudante Jamilly Comapa, de 17 anos, a maternidade demanda estabilidade financeira e emocional que os adolescentes não têm.

Artigo anteriorDeputados apresentam Projetos de Lei voltados à leitura, valorização das escolas e proteção às mulheres
Próximo artigoO AMOR TAMBÉM ACABA?