27.3 C
Manaus
sábado, 15 de junho de 2024

Programa Ilumina+ Amazonas chega a sede e comunidades de Urucará

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas vai modernizar o sistema de iluminação pública do município de Urucará (a 261 quilômetros de Manaus). Os materiais para a instalação de 1.673 pontos de iluminação de LED e as equipes que vão realizar os serviços desembarcaram neste domingo na cidade. Serão 1.567 pontos instalados na sede, 48 na comunidade Amanari, 35 em Boa Esperança e 23 em Bonança.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o sistema de iluminação LEDs está sendo montado e começa a ser implantado a partir desta terça-feira (28/05).

O programa, afirma Campêlo, está transformando a vida das pessoas que moram no interior do estado. “Além de economia no consumo de energia e redução no impacto ambiental, o programa também está proporcionando um ganho social muito grande para a população do interior, que agora pode ocupar os espaços públicos à noite, e o comércio pode estender o horário de funcionamento”, obsrvou.

O programa de modernização da iluminação pública, explica o secretário, substitui lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente utilizadas, gerando uma economia de até 60% no consumo de energia. Garante, ainda, a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera e permite maior luminosidade nas vias.

O Ilumina+ Amazonas já alcançou 40 municípios e 62 comunidades rurais e indígenas. Já são mais de 70 mil pontos de LED instalados, possibilitando mais luminosidade e qualidade de vida para a pessoas, além de preservar o meio ambiente.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas garante R$ 665,4 mil em crédito rural a agricultores e pescadores de Coari
Próximo artigoPC-AM prende homem envolvido em homicídio após briga em bar na zona leste de Manaus