Principal promessa para os JogosParaolímpicos de 2016, o amazonense Guilherme Costa, que mora em Brasília (DF), desembarca em Manaus nesta sexta-feira, dia 10, e permanecerá na Capital até a próxima segunda-feira, 13, quando embarca para os Estados Unidos. Atleta da Prefeitura de Manaus, o jovem de 22 anos é referência no esporte, tanto pelas inúmeras conquistas, como pelo exemplo de superação.

Em novembro de 2006, aos 14 anos, Guilherme ficou tetraplégico após ser atropelado quando atravessava uma faixa de pedestre no Parque da Cidade, em Brasília (DF).Depois de sete cirurgias, um bimestre de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um semestre de hospital,otênis de mesa surgiu no caminho do amazonense como uma atividade de reabilitação fisioterápicae se tornou o responsável por devolver a autoestima do garoto.

“Antes do acidente eu jogava futebol, praticava jiu-jítsu, natação e outras modalidades e o tênis de mesa foi uma adaptação e um aliado, junto com minha família, na minha recuperação”, disse Guilherme, que em dezembro de 2007 começou a treinar e em julho de 2008 já estreava na Copa Brasil e faturava sua primeira medalha de bronze.

“Confesso que na minha estreia da Copa Brasil rolou um medo, uma ansiedade, mas tive uma grande surpresa ao vencer na disputa pelo terceiro lugar. Foi uma emoção muito grande. Inclusive, superei um amazonense, lembro que o nome dele era Gilberto”, conta o mesatenista, queperdeu os movimentos das pernas e, hoje, não consegue fechar uma mão nem abrir a outra. Para jogar, precisa amarrar a raquete com um faixa.

Para o subsecretário da Semjel, Elvys Damasceno, a vinda de Guilherme a Manaus será um momento especial para o esporte. “Tem muita gente que já ouviu falar do Guilherme, mas não o conhece pessoalmente, ou que infelizmente ainda não sabe de sua história que serve de exemplo para tantas crianças e jovens. A vinda dele vai oportunizar que a população conheça este garoto incrível, sua história, e se orgulhe de ter alguém tão vitorioso, em todos os sentidos, retornando a sua terra natal”, disse Damasceno.

Promessa para 2016

Integrando a seleção brasileira desde outubro de 2009, Guilherme Costa ocupa atualmente a 24ª colocação no ranking mundial, treina na AABB de Brasília e é federado pelo Amazonas, sendo beneficiário do Bolsa Atleta da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).Há dois anos, o jovem esteve nos Jogos Parapan-Americanos, em Guadalajara.

Com contrato renovado com a Prefeitura de Manaus para 2014, o atleta que já passou por mais de dez países nos últimos anos, já tem na agenda para este ano competições e intercâmbio naEslovênia, Eslováquia e China. As “rotas” fazem parte do ciclo olímpico.

“A expectativa para ir às Olimpíadas no Rio é muito grande. Estou focado, concentrado e dando o meu melhor para estar lá defendendo o Brasil como amazonense. Sou apaixonado por Manaus, tenho muito orgulho da minha terra, e sempre que tenho oportunidade falo do lugar que eu nasci e que mora no meu coração”, declara o segundo colocado no ranking brasileiro, que conta os minutos para chegar na terrinha baré, encontrar com a família, e comer tambaqui com farinha.

Perfil

Nome Completo: Guilherme Marcião da Costa

Classe: 02

Sexo: masculino

Data de Nascimento: 30/12/1991

Local de Nascimento: Manaus-AM

Altura (cm): 190

Peso (kg): 77

Clube:Associação Atlética Adalberto Valle – Manaus-AM

Treinadores: José Ricardo Rizzone, Vinícius Coelhoe Luciana Coutinho

Estilo: Clássico/Destro

Artigo anteriorUnidades de Saúde realizam acompanhamento das condicionalidades de saúde do Bolsa Família
Próximo artigoJovem que postou foto com camiseta “He is gay” ao lado de PM pagará danos morais