A Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) protocolou a Indicação 028/2015 à Prefeitura de Manaus, que prevê a construção e implementação do primeiro Abrigo Municipal voltado a atender animais recolhidos nas ruas que não representam risco à saúde pública. A informação é do presidente da comissão, vereador Everaldo Farias (PV).

Segundo ele, a indicação precisa ser analisada pela Mesa Diretora da CMM para poder seguir ao prefeito Arthur Neto (PSDB). O parlamentar ressaltou que a proposta foi discutida no final do ano passado com representantes de organizações não governamentais (ONGs) e que aguardava o fim do recesso parlamentar para ser protocolado.

“No final do ano passado, tivemos uma intensa agenda de debates com os representantes de ONGs para definir qual a melhor forma de tratamento a animais recolhidos nas ruas. O que não podemos é continuar com o atendimento desse tipo de demanda no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já que o local é voltado especialmente para animais que apresentam risco de transmissão de doenças", explicou o vereador.

Esta semana, veio à tona a situação da dona de casa Tânia Mussa que pode ser multada por abrigar em sua casa 70 cães, quando a legislação municipal só permite dez. Os animais foram recolhidos por ela, mesma, nas ruas e levados para receber alimentação e tratamento de higiene.

“Em minha opinião, essa senhora deveria ser condecorada por essa ação, mas sabemos que a lei precisa ser cumprida. Acredito que nossa proposta poderá resolver esse impasse e também retirar das ruas outros animais que estão em situação de risco tanto para si como para a população", declarou Everaldo.

Atualmente, o CCZ é o único órgão público que possui a atribuição de retirar animais das ruas. A ação é voltada principalmente a animais com doenças de transmissão vetorial. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, existem em Manaus cerca de 200 mil animais domésticos (entre cães e gatos), sendo que pelo menos 80 mil estão abandonados.

Artigo anteriorApós caso de febre amarela em Goiás, ministério reforça importância da vacina
Próximo artigoCMM declara ponto facultativo na segunda-feira de Carnaval e a partir do meio-dia de quarta-feira