Reprodução

São Paulo  Foi preso em flagrante o quarto suspeito de atear fogo em um pasto no Jardim Aurora, em Batatais, região de Franca, interior de São Paulo. O homem de 27 anos foi capturado pela Polícia Militar de São Paulo nesta segunda-feira (26/8) com serras, alicate, isqueiro e uma caixa de fósforos.

O incêndio causado pelo homem chegou a atingir, além do pasto, a cerca e o quintal de uma residência. As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. Ninguém ficou ferido.

O caso foi registrado como incêndio na Delegacia de Batatais. O autor permaneceu preso, à disposição da Justiça. As informações são da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Desde a última quarta-feira (21/8), outras três pessoas foram presas também por suspeita de atear fogo em matas.

Ao todo, 48 cidades paulistas foram atingidas por incêndios.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o Estado não identificou nenhuma ação coordenada, até a tarde desta segunda-feira (26/8), nos mais de 3 mil focos de incêndio que atingiram cidades do interior paulista no mês de agosto.

Segundo o governador, as queimadas ocorreram em uma condição climática de estiagem aguda e outros fenômenos, como ocorrência de ventos fortes, que agravaram incêndios criminosos praticados por pessoas em diferentes regiões do estado.

Já o secretário nacional de proteção e da Defesa Civil, Wolnei Wolff afirmou, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, que 99,99% dos incêndios enfrentados pela estado de São Paulo nesse fim de semana foram causados pela ação humana. O secretário disse, ainda, que os incêndios “possivelmente criminosos” serão apurados pela Polícia Federal.

Outras prisões

A prisão desta segunda-feira foi a segunda pelo mesmo crime na cidade. No sábado (25/8), um homem de 42 anos que ateou fogo em vegetação no bairro Central Park foi preso. Segundo a SSP, ele disse aos policiais que faz parte de uma facção criminosa.

O homem, suspeito de ser integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC), chegou a gravar um vídeo comemorando o ato criminoso. Com ele, os policiais apreenderam uma garrafa com gasolina e um isqueiro.

Na última quarta-feira, um homem de 26 anos foi preso em flagrante por atear fogo em vários pontos de um canavial localizado próximo à área urbana, na cidade de Guaraci, na região de Barretos.

No sábado (24/8), um homem de 76 anos foi detido por atear fogo em lixo, em uma área de mata no Jardim Maracanã, em São José do Rio Preto.

Além dessas prisões, a Polícia Militar Ambiental aplicou mais de R$ 15 mil em multas em dois homens, em Porto Ferreira, no domingo (25/8). Após denúncia, os agentes foram ao local – uma área de preservação permanente – e identificaram diversos infrações ambientais, como lenhas em chamas para limpeza da vegetação. Um dos infratores era proprietário de um sítio. Contra eles, foram registrados seis autos de infração ambiental.

Artigo anteriorClube inglês negocia a contratação de Yuri Alberto, do Corinthians
Próximo artigoUnião surpreendente: Robson Tiradentes Júnior e Adail Pinheiro juntos na campanha de Coari