Visivelmente emocionado, o rei Charles III participou de uma nova homenagem à rainha Elizabeth II em Westminster Hall, uma das sedes do Parlamento britânico em Londres, na Inglaterra, nesta segunda-feira (12/9). Ele voltou a enaltecer o trabalho notável da mãe, falecida, aos 96 anos, na última quinta-feira (8/9). O tributo contou com a presença de parlamentares e de Camilla Parker Bowles, esposa de Charles e nova rainha consorte.

“Quando muito jovem, sua falecida majestade se comprometeu a servir seu país e seu povo e manter os preciosos princípios do governo constitucional que estão no coração de nossa nação. Este voto ela manteve com devoção insuperável. Ela deu um exemplo de dever altruísta que, com a ajuda de Deus e seus conselhos, estou decidido a seguir fielmente”, declarou o monarca.

Charles ainda agradeceu aos parlamentares e pares pelas amáveis ​​palavras de consolo e disse que “abrange de maneira tocante o que nossa falecida soberana, minha amada mãe, a rainha, significava para todos nós”.

Após o discurso, uma versão comovente do hino britânico invadiu o espaço, emocionando ainda mais o novo rei. Segundo o tabloide The Sun, Charles precisou conter as lágrimas durante o cântico.

Aproximadamente 900 parlamentares se reuniram no Westminster Hall para testemunhar a cerimônia. A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, o líder trabalhista Sir Keir Starmer e o ex-premiê Boris Johnson estavam entre os presentes.

Após o tributo, Charles e Camilla seguem para o Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, onde está o corpo da rainha. No local, um “velório de Estado” com duração de 24 horas será realizado. Na ocasião, a população da Escócia poderá se despedir da realeza.

Posteriormente, Charles III retornará para Holyroodhouse para ter uma audiência com a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, e uma reunião com o presidente do Parlamento do país. Depois, irá para a casa legislativa receber homenagens.

À noite, o rei e demais membros da família real farão uma vigília junto ao corpo da rainha. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorDireito Portuário na esfera trabalhista foi discutido em Manaus
Próximo artigoNo Amazonas, Defensoras e Defensores Públicos acompanharão o processo eleitoral e as eleições