Visivelmente emocionado, o rei Charles III participou de uma nova homenagem à rainha Elizabeth II em Westminster Hall, uma das sedes do Parlamento britânico em Londres, na Inglaterra, nesta segunda-feira (12/9). Ele voltou a enaltecer o trabalho notável da mãe, falecida, aos 96 anos, na última quinta-feira (8/9). O tributo contou com a presença de parlamentares e de Camilla Parker Bowles, esposa de Charles e nova rainha consorte.
“Quando muito jovem, sua falecida majestade se comprometeu a servir seu país e seu povo e manter os preciosos princípios do governo constitucional que estão no coração de nossa nação. Este voto ela manteve com devoção insuperável. Ela deu um exemplo de dever altruísta que, com a ajuda de Deus e seus conselhos, estou decidido a seguir fielmente”, declarou o monarca.
Charles ainda agradeceu aos parlamentares e pares pelas amáveis palavras de consolo e disse que “abrange de maneira tocante o que nossa falecida soberana, minha amada mãe, a rainha, significava para todos nós”.
Após o discurso, uma versão comovente do hino britânico invadiu o espaço, emocionando ainda mais o novo rei. Segundo o tabloide The Sun, Charles precisou conter as lágrimas durante o cântico.
Aproximadamente 900 parlamentares se reuniram no Westminster Hall para testemunhar a cerimônia. A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, o líder trabalhista Sir Keir Starmer e o ex-premiê Boris Johnson estavam entre os presentes.
Após o tributo, Charles e Camilla seguem para o Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, onde está o corpo da rainha. No local, um “velório de Estado” com duração de 24 horas será realizado. Na ocasião, a população da Escócia poderá se despedir da realeza.
Posteriormente, Charles III retornará para Holyroodhouse para ter uma audiência com a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, e uma reunião com o presidente do Parlamento do país. Depois, irá para a casa legislativa receber homenagens.
À noite, o rei e demais membros da família real farão uma vigília junto ao corpo da rainha. Com informações de Metrópoles.