O senador Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator da CPI da Covid. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (16) pela assessoria de imprensa do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que assumirá a vice-presidência do colegiado. O senador Omar Aziz (PSD-AM) será o presidente da comissão de investigação.

Ao longo da semana, depois de considerar que a criação da Comissão seria inevitável, lideranças governistas concentraram esforços para tentar evitar que um senador de oposição, como Renan, assumisse postos de destaque na CPI.

“Essa CPI é diferente das demais. Ela está no lar de todos os brasileiros, principalmente, das pessoas que moram no Amazonas, onde perdemos tantas vidas nos dois primeiros meses deste ano. Espero que com esse trabalho possamos contribuir para trazer soluções e realmente mostrar o que foi feito de errado para encaminharmos à Justiça, a quem caberá julgar e definir as providências em relação a quem cometeu crimes. Aqueles que forem responsáveis terão que arcar com as consequências”, disse o senador Omar Aziz em entrevista ao site O Convergente.

O colegiado vai apurar se o governo federal cometeu irregularidades na conduta da pandemia, principalmente no colapso registrado em Manaus, que enfrentou falta de oxigênio e outros insumos hospitalares. A investigação também deve apurar desvios de recursos federais nos repasses a estados e municípios.

Artigo anteriorGoverno propõe salário mínimo de R$ 1.147 para 2022
Próximo artigoFuncionária é chamada de “macaca” e sai no tapa com colega em MS