O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é um atendimento pré-hospitalar, ativado por chamada telefônica, para solicitações médicas de urgência e emergência, de natureza clínica, psiquiátrica, cirúrgica, traumática, obstétrica e ginecológica. Presente em Manaus, assim como pelo país, o Serviço conta com uma grande equipe de profissionais treinados e capacitados para socorrer vítimas em situação de sofrimento, sequelas ou até mesmo com risco de morte. A sirene ligada no trânsito sinaliza a necessidade de passagem rápida e a consequente compreensão da gravidade de quem dentro da ambulância está.
O atendimento tem início com o chamado telefônico para o 192, pelo qual a vítima é identificada, as informações colhidas e o atendimento é classificado de acordo com o nível de urgência, assim como também são preparados e disponibilizados todos os recursos necessários para o atendimento presencial, com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, além do condutor.
Para conduzir equipe e vítima, já na condição de paciente, o Serviço conta com Ambulâncias de Suporte Básico, Ambulâncias de Suporte Avançado (com UTI), Motolâncias, Ambulanchas e lanchas menores. A escolha da estrutura mais adequada é feita a partir do 192, de uso exclusivo das Centrais de Regulação Médica de Urgências do SAMU.
E mesmo com toda esta organização, os profissionais do serviço vêm convivendo diariamente com uma triste realidade: somente em 2017 o SAMU atendeu mais de 558 mil chamadas e, infelizmente, mais de 100 mil eram trotes. Pessoas que brincam fazendo falsas chamadas e não pensam que podem atrapalhar o salvamento de uma vida, de quem realmente precisa.
Em meio aos 12 anos do Samu em Manaus, neste mês de fevereiro, é de grande importância que todos despertem a atenção para esta problemática e saibam que cada ligação falsa, mobiliza toda uma equipe que poderia estar atendendo a uma chamada real e socorrendo uma pessoa que, de fato, necessita de cuidados.
Utilizar o serviço de forma responsável é respeitar a vida de quem realmente precisa de atendimento.
Não brinque com falsas chamadas.
Em caso de urgência e emergência, ligue: Samu 192.
Quando chamar o SAMU?
- Por ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
- Intoxicação exógena e envenenamento;
- Queimaduras graves;
- Por ocorrência de maus-tratos;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em tentativas de suicídio;
- Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Agressão por arma de fogo ou arma branca;
- Soterramento, Desabamento;
- Crises Convulsivas;
- Transferência inter hospitalar de doentes graves;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
*Com informações do Ministério da Saúde