Em visita ao plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o ex-vereador e atual secretário municipal Sassá da Construção Civil (PT) causou alvoroço ao sentar na cadeira do adversário Sargento Salazar (PL). “Sentei na cadeira dele porque aqui é a Casa do Povo”, disse Sassá, com seu estilo inconfundível. O retorno à CMM ocorre em meio à decisão judicial que pode resultar na perda de mandato do vereador Jaildo Oliveira (PV).

Silas Câmara nega afastamento

O deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM) veio a público nas últimas horas para rebater rumores sobre um suposto afastamento do mandato e um possível convite para integrar a coordenação da campanha do senador Omar Aziz (PSD-AM) ao governo do Estado. Em nota oficial, Silas afirmou que “não há decisão formal nem comunicação à imprensa sobre afastamento” e reforçou que segue exercendo plenamente o mandato conferido pelas urnas. “Não houve convite ou diálogo envolvendo coordenação de campanha de qualquer liderança política, inclusive do senador Omar Aziz, a quem respeito e tenho apreço”, destacou.

Luz para o povo — e alívio no bolso

Sancionada a Medida Provisória 1.300/2025, que cria o programa Luz do Povo, garantindo gratuidade total da conta de energia para cerca de 4,5 milhões de famílias de baixa renda. O texto é resultado da atuação do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que presidiu a comissão mista no Congresso. “A tarifa social deu tranquilidade a milhares de brasileiros que viviam com medo de voltar à lamparina”, destacou Braga, lembrando o impacto histórico do programa Luz Para Todos.

Plínio quer CPI do Madeira

À frente da defesa dos desabrigados de Humaitá e Manicoré, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) anunciou que vai recolher assinaturas para criar uma CPI no Senado a fim de investigar os supostos abusos cometidos durante a operação da Polícia Federal e outros órgãos na calha do Rio Madeira. O parlamentar esteve na região ao lado da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e relatou o “terror vivido pelas famílias que tiveram seus flutuantes explodidos”.

Amom e a economia verde

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) foi homenageado em Brasília pela Frente Parlamentar da Economia Verde. Em discurso, Amom defendeu o fim da “falsa dicotomia” entre desenvolvimento e meio ambiente. “Só há prosperidade econômica duradoura quando há equilíbrio ambiental”, afirmou o parlamentar, reforçando a necessidade de sustentabilidade como pilar das políticas públicas.

Três partidos punidos no interior

A Justiça Eleitoral julgou não prestadas as contas anuais de três diretórios municipais: o PV em Guajará, e o PL e PSB em Ipixuna. As legendas não apresentaram defesa dentro do prazo legal e descumpriram a Lei dos Partidos Políticos. A decisão é do juiz David Nicollas Vieira Lins, da 45ª Zona Eleitoral, conforme publicação no Diário da Justiça Eletrônico do TRE-AM.

AmazonasTur leva o estado à vitrine nacional

O Amazonas está sendo destaque na 52ª Abav Expo, no Rio de Janeiro. Com um estande de 50 m² e representantes de 15 empresas do trade local, a AmazonasTur apresenta as belezas, cultura e potencial econômico do estado. O diretor-presidente Marcel Alexandre destacou a importância da presença amazonense, que este ano inclui Parintins e Barcelos. “É uma alegria mostrar o que nós temos bonito por natureza e que gera emprego e renda”, afirmou.

Artigo anteriorO que se sabe sobre desabamento em restaurante que matou 1 e feriu 5
Próximo artigoPastor lucrou R$ 3 milhões com orações geradas por IA no disque-benção