Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

De segunda-feira a sexta-feira (17 a 21/02), a programação cultural nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, estará repleta de eventos imperdíveis. Entre as atrações estão, exibições cinematográficas no Teatro Amazonas e Gebes Medeiros, além da apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas, proporcionando uma experiência diversificada ao público.

A programação inicia nesta segunda-feira (17/02), com a realização do projeto “Cinema de Arte de Rua”, no Largo de São Sebastião, às 18h. O projeto conta com a exibição de dois filmes, o “O Conto do Grand Café Tucumã” e “A Dor Fantasma”, dos cineastas Vinícius Tavares e André Diniz, respectivamente. A exibição ocorre de maneira gratuita e tem classificação livre.

Na terça-feira (18/02), às 20h, o Teatro Amazonas será palco da exibição do filme “Ária: Fazendo a Vida Viver”, produzido pela CM ArteCultura Produções. Com duração de uma hora e classificação livre, a obra retrata a história de Ária, uma jovem artista de 18 anos que, durante o declínio do ciclo da borracha no Amazonas, encanta a sociedade com seu talento ao violino.

No entanto, sua trajetória é brutalmente interrompida em um baile à fantasia no carnaval de 1915, quando se torna vítima de feminicídio. Baseado em fatos reais, o filme resgata essa história marcante, que mescla juventude, ciúmes e a cultura carnavalesca da época, A entrada para a sessão é gratuita.

Já na quarta-feira (19/02), o Grupo Bacaba promove o “Bacaba Convida – Exibição de filmes Amazonenses”, o evento será realizado às 18h30, no Teatro Gebes Medeiros, avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro. Neste evento, a Bacaba Produções apresenta uma seleção de filmes com narrativas de valorização à cultura, o folclore e as histórias da região amazônica.

A programação conta com três obras audiovisuais: “Santo Antônio da Terra Preta” (2024), “No Caminho do Sol” (2024) e “Beto” (2022). As produções foram realizadas a partir de incentivos da Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc, de incentivo à cultura. Todos os curtas dispõem de classificação livre e entrada gratuita.

Ainda na quarta (19/02), acontece o bloco Tacacá na Bossa, um esquenta para o bloco Cobra Grande. O evento de entrada gratuita, ocorre às 18h, no Largo de São Sebastião, unindo a tradição do Tacacá na Bossa às quartas-feiras com o espírito carnavalesco da temporada. As atrações são o grupo Casa de Caba, Chora cachorro e o trio Agenor, Agostinho e Leo.

Na quinta-feira (20/02), às 20h, a Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta “Viva La France”, um concerto que homenageia compositores franceses dos séculos XVII e XVIII. O repertório inclui obras de Marc-Antoine Charpentier, François Couperin, Jean-Philippe Rameou e Chevalier de Saint George, trazendo ao público uma viagem musical pela França barroca e clássica.

Sob a regência do maestro Marcelo de Jesus e com orientação histórica e cravo de Átila de Paula, a apresentação tem classificação indicativa de 10 anos. Os ingressos para a plateia e frisas custam R$10,00 enquanto os demais lugares têm entrada gratuita.

Além disso, o Ateliê 23 retorna ao Teatro Gebes Medeiros na quinta e sexta-feira (20 e 21/02), às 20h, com o espetáculo “Cabaré Chinelo” fazendo uma passagem marcante e envolvendo o público em uma experiência imersiva sobre a Belle Époque amazonense e as histórias de mulheres prostituídas no período da borracha.

Com uma narrativa forte e músicas que resgatam memórias e denúncias sociais, a montagem do Ateliê 23 transformará o espaço em um verdadeiro cabaré, onde a plateia poderá vivenciar a atmosfera da época por meio de performances intensas e um rico trabalho cênico.

A apresentação no Gebes Medeiros reforça o impacto da peça na cena teatral amazonense, destacando sua relevância cultural e histórica. Os ingressos podem ser adquiridos através do link na bio do instagram do @atelie23 ou na platafoma de online shopingressos.com. A classificação indicativa é de 18 anos ou mais.

A programação diversificada do Agendão Cultural reafirma o compromisso do Governo do Amazonas em promover o acesso à cultura e valorizar a história e a arte. O público poderá desfrutar de diferentes formas de expressão artísticas, desde o cinema até a música erudita, em um dos espaços culturais mais emblemáticos do estado.

Artigo anteriorSTF mantém tese sobre descriminalização da maconha para uso pessoal
Próximo artigoDeputado Capitão Alberto Neto convoca manauaras para ato nacional da direita em 16 de março