Começou ontem (22), o 10º Encontro Estadual do Censo da Educação Básica, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus e dos 61 municípios do interior do Amazonas e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento que aconteceu no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Petrônio Portela, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste, vai até sexta-feira, 26/5 e conta com uma programação composta por palestras, oficinas, entre outras atividades.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área e é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

O encontro é coordenado pela Seduc, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Diretores ou responsáveis pelas escolas devem preencher os dados no portal eletrônico do Inep, por meio do sistema Educacenso, que estará disponível a partir de 31 de maio.

O período de coleta, digitação e exportação das informações vai até 31 de julho e a publicação final do Censo 2017 está prevista para 31 de janeiro de 2018. No município de Manaus, a Semed realizará o Encontro Municipal do Censo Escolar nos dias 30 e 31 deste mês, no auditório da secretaria.

Segundo a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, os dados do Censo Escolar da rede municipal de ensino do Manaus são inseridos no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), onde após o evento serão feiras as correções necessárias. Euzeni também destacou a importância do levantamento.

“É importante ter os dados de forma fidedigna no censo, representar, pensar de fato numa legitimidade, para que tanto as secretarias municipais, estaduais quanto o MEC possam ter políticas públicas mais claras voltadas para os alunos das redes. É importante que eles possam de fato organizar”, finalizou.

Para o secretário da Seduc, Arone Bentes, esse momento é importante para que todos os participantes possam aprender o que é o Censo Escolar e qual o processo que vai ajudar na aprendizagem dos alunos como um todo.

“Nós temos que trabalhar para uma melhor educação de nossos alunos, independente de sua escolaridade, por isso, essas formação vêm para ajudar e contribuir com todos os educadores para que tenhamos uma educação de qualidade”, disse.

A coordenadora geral do Censo Escolar da Educação Básica Inpe/MEC, Célia Cristina de Souza Gedeon, classificou como de grande importância esses encontros estaduais para o fortalecimento do processo e retirada de dúvidas da coleta de dados.

“É fundamental que esses momentos aconteçam antes do censo, que será dia 31 de maio. O Censo Escolar é a ferramenta mais importante para todas as políticas públicas federais do país. O novo gestor, o novo secretário de escola e novo educador precisa saber que o censo escolar existe, para que serve e como deve ser feito”, explicou.

Artigo anteriorTribunal de Ética e Disciplina da OAB-Am promove evento sobre Novo Código de Ética da Advocacia
Próximo artigo‘Programa Fila Zero’ mostra resultado nos primeiros dias