Mesmo ultrapassando a meta da Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) ainda nesta sexta-feira, 09, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) decidiu acompanhar a indicação do Ministério da Saúde e FVS e prorrogará a campanha contra gripe até o dia 23 de maio.

Até às 13h desta sexta-feira, o município de Manaus já havia vacinado 325.670 pessoas o que corresponde a 83,22% da população alvo (391.345 pessoas) superando a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“Mesmo atingindo nossa meta vamos prorrogar a vacinação para aumentar a cobertura e homogeneizar os grupos prioritários, focando as crianças e gestantes nesta fase”, disse o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão.

Ele explica que o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha para que os municípios de todo o Brasil possam atingir uma cobertura mínima de 80% entre os grupos prioritários para imunização, que é a meta estabelecida pelo Governo Federal.

Faixas Etárias e Grupos Prioritários

A Semsa alerta que devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com idade a partir de 60 anos, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas (aldeados), as mulheres gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, lembrando que a partir de agora as pessoas deverão apresentar a comprovação de tal necessidade, ou seja, atestado médico.

“Os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde, considerando que são formados por pessoas mais vulneráveis em relação à doença, como crianças e idosos, e a vacina é a principal arma para reduzir as complicações, as internações, os óbitos e os casos graves por gripe”, alerta Homero de Miranda Leão.

Postos

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) teve início no dia 22 de abril e seria encerrada nesta sexta-feira, 09. A prorrogação da campanha em Manaus segue até o dia 23 de maio nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h.

A população também pode procurar a vacina em horário noturno nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que funcionam em horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, 7h às 13h, localizadas nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.

As dez Unidades de Saúde que funcionam em horário noturno, das 7h00 às 11h00, e aos sábados, 7h às 13h são:

1 – UBS Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Núcleo II, Cidade Nova I;

2 – UBS Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina;

3 – UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº 15, Cidade Nova I;

4 – UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José II;

5 – UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II;

6 – UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;

7 – UBS Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Chapada;

8 – UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n. Morro da Liberdade;

9 – UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa II;

10 – UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória.

Departamento de Comunicação – SEMSA

Artigo anteriorForça Tática da PM prende taxista acusado de tráfico de drogas é preso em Manacapuru
Próximo artigoEspecial semana das mães – Vida de lutas e vitórias