Madona / Loja no comércio popular do Rio de Janeiro. Reprodução/Instagram.

As expectativas para o show Madonna, nas areias de Copacabana, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, no dia 4 de maio, estão movimentando a economia da cidade para além da rede hoteleira e empresas que se preparam para prestar serviço no dia do evento. 

A criatividade do povo carioca em faturar em cima de datas festivas e eventos grandiosos pegou carona também na apresentação da Rainha do Pop, que fará no Brasil sua única apresentação da América do Sul. 

Na Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega), área de comércio popular no centro da capital fluminense, uma loja chama atenção do público ao propor acompanhar o show em grande estilo.  Já na calçada, o cliente tem à disposição diversos artigos que são a cara da estrela norte-americana, ou que têm a cara dela estampada. 

Localizada no número 187 da Rua Senhor dos Passos, no meio do vuco-vuco, os fãs encontram peças simbólicas da carreira da artista, como o icônico top de cone que marcou os anos 90, além de itens de praia personalizados com a imagem da cantora para curtir o show com itens que não podem faltar na praia, como como cangas, copos, camisetas óculos e até leques. 

Paulo Moreira, gerente da loja, conta que esse é o movimento de faturar: “Pelas redes sociais, estamos vendendo peças até para o público internacional. Temos pedidos para os EUA, Austrália e outros países”, revela ele, que apostou na proposta logo após a confirmação do megashow. 

O gerente destaca que a ideia de transformar o estabelecimento em “Loja da Madonna” nem é uma novidade para a empresa. O lugar já tem tradição em personalizar a casa comercial sempre que um grande nome da música movimenta a rotina da cidade. A primeira experiência veio com a turnê da banda mexicana RBD, que esteve no Rio no início de novembro de 2023 para duas apresentações. 

“A loja já confeccionava material gráfico personalizado e sempre recebia pedido de estampas de artistas. Naquele momento, tivemos procura por artigos do RBD e pensamos em produzir além das encomendas. Tivemos ajuda dos blogueiros da Saara, que fizeram divulgação espontânea, e a procura foi enorme”, diz ele, acrescentando que, em horários de grande movimento, foi preciso organizar fila e fazer rodízio dos clientes dentro da loja para poder dar conta do atendimento. 

A experiência exitosa foi repetida na passagem de Taylor Swift, no final daquele mesmo mês. 

“Mas, o maior público está sendo com a Madonna. O grande ‘boom’ deve acontecer mais próximo do show, durante as duas últimas semanas”, estima ele, que preferiu não falar em cifras, nem mesmo do início da transformação da loja, já que o investimento está se dando de forma progressiva e de acordo com a demanda/procura. 

A procura maior dos clientes é pelo top de cone, seguido dos copos personalizados. Mas, o comerciante diz que não tem do se queixar das vendas de leques, imãs de geladeira, chaveiros, bonés. Os preços cabem em qualquer bolso, variando e R$10,00 e R$90,00.

Ocupação da rede hoteleira

Segundo dados da empresa de viagens Decolar, divulgados ainda no início de abril, o show de Madonna fez busca de viagens para o Rio crescer 82%, em comparação com a primeira semana de maio do ano passado. Ainda de acordo com a empresa, as pesquisas por passagem cresceram após confirmação do evento.

Os organizadores do evento anunciam show no dia 25 de março, em coletiva de imprensa no Copacabana Palace, altura em que o palco será montado. Na ocasião, eles informaram que mais de 90% da rede hoteleira da região já estava com reserva.

Madonna encerra no Brasil sua turnê “The Celebration Tour”, em única apresentação na América do Sul.

O show, que deve lotar as areias de Copacabana, marca os 40 anos de carreira da Rainha do Pop, é patrocinado pelo Itaú Unibanco, que celebra 100 anos de empresa.

Arrecadação municipal

O show da Madonna, na Praia de Copacabana, no dia 4 de maio, irá movimentar a economia carioca em R$ 293,4 milhões, valor 30 vezes maior do que os R$ 10 milhões investidos pela Prefeitura do Rio em patrocínio. Os reflexos do evento na cidade estão no estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio – 2024”, que leva em consideração os gastos do público com alimentação, transporte, hospedagem e passagem aérea. O levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) em parceria com a Secretaria de Turismo (SMTUR) mostrou ainda que somente com a arrecadação extra do Imposto Sobre Serviço (ISS) do mês de maio o montante aplicado já será recuperado. 

Segundo a organização do evento, o público estimado é de pelo menos 1 milhão de pessoas, entre cariocas e moradores da região metropolitana, turistas nacionais e estrangeiros. Para o fim de semana do show, vai haver muitos voos extras, vindo de várias cidades do Brasil, além do aumento de passageiros na rodoviária, bem como uma forte ocupação hoteleira. Em alguns bairros, como Copacabana, local do show, a ocupação deve ficar perto dos 100%.

A pesquisa da Prefeitura estimou um aumento da arrecadação de impostos sobre serviços (ISS) de 20%, em comparação com maio de 2023, de atividades relacionadas ao show, como turismo, eventos, transporte municipal, setor aeroportuário e rodoviário, além de serviços de artistas, que são bastante impactadas positivamente por grandes eventos. Com isso, espera-se que em maio de 2024 a arrecadação de ISS desses setores seja de R$ 60,9 milhões, com um aumento de R$ 10,2 milhões em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Ou seja, com base nesses dados, o investimento público para o show da Madonna pode ser retornado para a Prefeitura, na mesma magnitude, com aumento da arrecadação de impostos.

Com informações de ISTOÉ

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