Pixabay

O presidente Lula sancionou a reforma do Ensino Médio e vetou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As redes de ensino terão até o final deste ano para se adequar à nova lei. No próximo ano, os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio não precisarão se preocupar com mudanças no Enem. O presidente Lula vetou as alterações aprovadas pelo Congresso. Com isso, as provas do Enem seguem cobrando apenas o conteúdo básico, que é igual para todos. 

Nos três anos do Ensino Médio, a carga horária não mudará – permanecendo como é hoje, com 3 mil horas. Já a divisão entre as disciplinas obrigatórias e as optativas – de aprofundamento de conhecimento em áreas específicas – vai mudar. Hoje, são 1,8 mil horas para as obrigatórias e 1,2 mil para as optativas. As obrigatórias crescem para 2,4 mil horas e optativas passam para 600 horas. 

Para abordar os temas, o Sistema Anglo de Ensino coloca à disposição o diretor Daniel Perry.  Ele atua há mais de 20 anos no ramo da educação como professor, autor de materiais didáticos e gestor. Formado na Universidade de São Paulo (USP), Perry pode discorrer sobre como a reforma pode transformar a experiência educacional dos jovens e quais desafios e oportunidades ela apresenta.  

Artigo anteriorChina não pode forçar Putin a parar guerra, diz negociador à Folha
Próximo artigoPesquisa desenvolve plataforma educacional, com apoio do Governo do Amazonas