Imagens aéreas mostram estragos em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná; 90% das edificações da cidade foram afetadas • Ari Dias/Agência de Notícias do Paraná

Caixa Econômica Federal liberou o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. A cidade foi atingida por um tornado na sexta-feira (7) passada e ficou completamente desvatada.

A modalidade disponibilizada a partir desta segunda-feira (11) é a do saque calamidade, por meio do Aplicativo FGTS. O resgate poderá ser feito até dia 6 de fevereiro de 2026.

​Moradores de Goioxim, no Paraná, também poderão realizar a solicitação do FGTS devido às fortes chuvas registradas no final de outubro. O prazo para eles sacarem o dinheiro vai até dia 8 de fevereiro de 2026.

Nos dois casos, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.

O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta.

Ou seja, se alguém tem R$ 6 mil na conta, por exemplo, poderá sacar todo o dinheiro. Se tem R$ 10 mil, poderá sacar no máximo R$ 6.220,00.

A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo Aplicativo FGTS, opção Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência.

Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.

Como solicitar o saque FGTS:

Seguem orientações para o trabalhador que tem direito ao saque por calamidade:​

1. Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Solicitar seu saque 100% digital” ou ir no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”:  Clicar em “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar na lista – Selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência;

2. Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

3. Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

Com informações de CNN Brasil.

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