O ex-prefeito de Autazes, Thomé Filho (PSD), volta a assumir na quarta-feira, dia 15, a prefeitura do município. Ele concorreu contra Raimundo Wanderlan Sampaio, eleito em 2012, mas teve seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em outubro do ano passado e ainda ficou inelegível por 8 nos.

Em despacho no último dia 10, publicado nesta segunda-feira no Diário Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, o juiz Glen Hudson Paulain Machado, da 35ª Zona Eleitoral, determinou a Câmara Municipal de Autazes, que dê posse Thomé Filho e seu vice Valdino Pinheiro.

O magistrado determinou ainda, a expedição dos diplomas para Thomé Filho e Valdino Pinheiro, que serão diplomados no decorrer dessa semana no Tribunal Regional Eleitoral, e logo após seguirem ao município onde serão empossados.

A cassação

O TSE aceitou recurso do Ministério Público Eleitoral, que solicitou o indeferimento do registro do candidato e sua inelegibilidade por oito anos por ter ele mantido rádio clandestina “pirata” comunitária, violando a legislação do setor de telecomunicações.

Ao reconhecer que o candidato cometeu um crime contra a Administração Pública, estando, por isso, enquadrado em inelegibilidade, o relator, ministro Marco Aurélio, aceitou recurso do Ministério Público para negar o registro de candidatura. As atividades de telecomunicações são de exploração exclusiva da União na forma direta ou mediante concessão.

O ministro relator informou que, pelos autos do processo, Raimundo Wanderlan, condenado pelo crime de atividade clandestina de telecomunicação, está inelegível com base na legislação.

Artigo anteriorDois procurados pela polícia são presos na zona Leste
Próximo artigoIPEM – AM inicia amanhã “operação volta às aulas”.