O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, provocou controvérsia durante o segundo dia da convenção do Partido Republicano, realizado nesta quinta-feira (10/9), ao pedir que seus apoiadores “trapaceiem para caralho” (cheat like hell, em inglês) nas eleições de meio de mandato.

Durante o evento, Trump conduziu uma espécie de juramento com o público e pediu que os presentes levantassem a mão direita e repetissem suas palavras. No discurso, afirmou que os eleitores deveriam comparecer às urnas “de qualquer jeito” e tentar “trapacear como o diabo”, alegando que seus adversários fariam o mesmo.

O republicano também se autointitulou o maior presidente da história dos Estados Unidos e afirmou que aqueles que não participarem das eleições legislativas “vão para o inferno”.

As declarações se somam a outras falas controversas feitas durante a convenção. No primeiro dia do encontro, Trump prometeu pagar US$ 5 mil a cada cidadão norte-americano caso o Partido Republicano conquiste maioria no Congresso.

Eleições estão marcadas para novembro

As eleições de meio de mandato dos Estados Unidos estão previstas para 3 de novembro. O pleito renovará todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes e aproximadamente um terço das vagas do Senado.

Atualmente, os republicanos possuem maioria nas duas Casas do Congresso. O resultado das eleições será determinante para a capacidade do governo Trump de aprovar projetos e manter sua agenda durante a segunda metade do mandato presidencial.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorAdjuto Afonso intensifica campanha em Manaus a 24 dias das eleições
Próximo artigoCruzeiro negocia chegada de Viña, do Flamengo, no último dia da janela