Igo Estrela/ Metrópoles

Com a retomada dos grandes eventos, congresso e seminários pelo país, o faturamento do turismo coorporativo ou de negócios mais que triplicou nos primeiros meses de 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021.

Segundo dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) o segmento atingiu cerca de R$ 4,8 bilhões, com destaque para os serviços aéreos (R$ 3,1 bilhões).

O levantamento ainda apontou que os demais segmentos também registraram alta nos dois trimestres deste ano. A hotelaria nacional teve um salto de 31,4% quando comparado o primeiro com o segundo trimestre de 2022. O rendimento saiu de R$ 542,08 milhões para R$ 712,8 milhões.

Com quase R$ 20 milhões a mais nos ganhos das agências, a locação de veículos é outro segmento que apresentou um incremento no período.

A instituição ainda divulgou os dados referentes ao mês de julho, apontando a recuperação do segmento de veículos em índices superiores à pandemia. O registro é de quase R$ 1 bilhão de faturamento, valor 1,8% superior ao mesmo mês de 2019.

O setor aéreo também foi o destaque do período, computando R$ 644 milhões, índice 2,82% acima do valor registrado em julho de 2019.

 

Turismo de negócios

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD Contínua, o turismo de negócios foi responsável por 14,6% das viagens realizadas dentro do país no ano de 2021.

De acordo com o estudo da demanda turística internacional do Ministério do Turismo, o segmento foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros ao Brasil em 2019.

Ao todo, 15,4% dos estrangeiros que chegaram ao Brasil foram motivados por esta finalidade, com gastos diários per capita de US$ 77,39. Dentre os destinos mais procurados estão: São Paulo (SP) (49,2%), Rio de Janeiro (RJ) (19,1%), Curitiba (PR) (4,8%), Porto Alegre (RS) (3,4%) e Brasília (DF) (3,2%).

(Metrópoles)

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