A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas está capacitando beneficiários do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), com oferecimento de cursos profissionalizantes de barbearia e instalações elétricas. A iniciativa faz parte das ações de qualificação do programa, voltadas para o mercado de trabalho.

Os cursos contam com a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). O de barbeiros está sendo realizado no Escritório Local (Elo) do Residencial Mestre Chico, no bairro Cachoeirinha, enquanto o curso de instalações elétricas está acontecendo no Elo do Residencial Liberdade, no Morro da Liberdade, ambos localizados na zona sul de Manaus.

Segundo o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o objetivo é incentivar os moradores das áreas do Prosamin e do entorno a se aperfeiçoarem. “Estamos estimulando a profissionalização e o empreendedorismo e ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho”, afirma.

Para a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, a iniciativa contribui significativamente com o progresso econômico dos moradores. “Para muitos, é uma nova profissão que estão aprendendo. As capacitações para os moradores do Prosamin+ são constantes e ocorrem o ano inteiro. Além de reassentar as famílias beneficiadas, o programa oferece a elas a oportunidade de crescimento profissional”, enfatiza.

Cursos realizados

As capacitações são oferecidas de acordo com as demandas sugeridas pelos moradores. O Prosamin+ já disponibilizou treinamentos para funções como atendente de farmácia, assistente administrativo, recepcionista, conferente de mercadorias, estoquista, almoxarife, operador de caixa, repositor de mercadoria, manutenção de condicionadores de ar e informática básica.

Artigo anteriorGolden Cross deve explicar à ANS suspensão da venda de planos de saúde
Próximo artigoUEA divulga inscrições para o Mestrado em Geografia