Divulgação

O surgimento de lesões na pele e na boca são sinais relevantes no diagnóstico de casos de Varíola dos Macacos. Por ser confundida muitas vezes com outras doenças, é indicado buscar um profissional da saúde especializado para melhor análise.

 

A cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal, Dra. Bruna Conde, explica que a varíola dos macacos pode ser facilmente confundida com herpes. O herpes simples possui transmissão pela saliva e causa erupções na boca com bolhas de água, manifestações comuns encontrada na varíola dos macacos.

 

Dr. Bruna Conde comenta que houve um caso de um paciente com lesões na boca que poderiam ser facilmente confundidas com a varíola dos macacos. Neste caso, o paciente realmente estava infectado com o vírus, porém as feridas na boca eram resultados de uma infecção simultânea de sífilis num estágio inicial. Neste momento inicial, a doença causa poucas feridas na região onde a bactéria acessou o organismo humano.

O surgimento de ínguas (glândulas do sistema imunológico que incham em resposta a uma infecção bacteriana ou viral, que podem surgir nas axilas, virilha ou pescoço.) é uma característica muito presente no diagnóstico da varíola, o que não é comum nas outras doenças.

“Para evitar confusões da varíola dos macacos com outras doenças, uma forma importante é observar o desenvolvimento de outros sintomas, um deles seriam as ínguas.)” diz a Dra. Bruna Conde.

 

Doenças em que a varíola dos macacos pode ser confundida:

– Varicela zoster;

– Herpes-zoster (mesmo vírus que causa catapora);

– Herpes simples;

– Infecções bacterianas de pele;

– Infecção gonocócica disseminada;

– Sífilis primária ou secundária;

– Cancroide;

– Linfogranuloma venéreo;

– Granuloma inguinal;

– Molusco contagioso;

– Reação alérgica e quaisquer outras causas de erupção cutânea papular ou vesicular.

 

Como é transmitida a varíola dos macacos?

O vírus pode ser transmitido através do contato com secreções respiratórias, saliva, lesões na pele de uma pessoa infectada ou por contato com objetos recentemente contaminados, assim como o contato pele-a- pele durante o sexo, incluindo beijos, toques, sexo oral e penetração com alguém que esteja infectado.

 

Como é transmitido o herpes simples?

“Pode ser transmitida através do contato com a pele ou mucosa infectada, secreções respiratórias, vaginais, penianas, anais, saliva e através de contato com objetos que foram contaminados pela pessoa com o vírus. É de extrema importância que, se deparar com algum dos sintomas, buscar um profissional da saúde, para descobrir a origem da infecção e realizar o tratamento de maneira correta.” finaliza a Dra. Bruna Conde.

Artigo anteriorCriança de 8 anos mata cunhado, que era CAC, com tiro acidental em SP
Próximo artigoCBF revela lista com 18 nomes com potencial de melhor do mundo