Data de validade, aparência, temperatura e condições da embalagem dos alimentos foram alguns dos itens observados por crianças que participaram da fiscalização educativa promovida pela Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira, 1º/8.

Participaram da atividade, que faz parte da Semana Municipal de Vigilância Sanitária, 14 alunos de 9 a 11 anos, da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz. Eles receberam coletes, tocas e uma caderneta para anotar suas observações e as orientações passadas pela fiscal Gizeli Giffoni, que coordenou a visita.

As crianças percorreram diversos setores do supermercado Nova Era, na zona Oeste da capital, fazendo o papel de vigilantes mirins e aprendendo, na prática, o que deve ser observado na hora de comprar alimentos industrializados (biscoitos, massas, grãos, leite); e alimentos in natura, como ovos, carnes, frutas e legumes.

Samuel Alberto Carmona, 9 anos, disse que ia ficar de olho na data de validade e na organização dos produtos nas prateleiras. “A comida só fica boa se todos os ingredientes estiverem bons”, afirmou. Já Pedro Henrique Sampaio e Adonai Leite, de 9 e 11 anos, disseram que estavam animados com a fiscalização.

A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, que acompanhou a atividade, explicou que o objetivo da Prefeitura de Manaus é formar gerações de pessoas orientadas e comprometidas com o controle de qualidade daquilo que pode colocar em risco a saúde individual e coletiva. “Todos somos responsáveis por nossa saúde e da nossa família, então temos que ser vigilantes, exercendo nossa cidadania”, disse.

De acordo com a diretora, o trabalho de orientação aos estudantes é uma parceria da Visa com o Programa Saúde na Escola (PSE), coordenado pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed). “A meta é levar esse trabalho para outras escolas e em 2019 inserir no Programa o Educanvisa, projeto de educação em vigilância desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A diretora da Escola Nossa Senhora da Paz, Mônica Moreira,  informou que os alunos já haviam recebido fiscais da Visa para uma aula teórica sobre o que é vigilância sanitária e cuidados para evitar doenças transmissíveis por alimentos. “Agora eles estão vendo como aplicar tudo isso na prática”, disse.

A preocupação com os alimentos integra o conjunto de itens de atenção primária em saúde, trabalhado pelo Programa Saúde na Escola. A responsável pelo programa na Semsa, Giane Sales, disse que a associação entre saúde e educação visa a promover a saúde integral na escola e preparar os alunos para uma vida saudável, sendo agentes multiplicadores.

Brincadeira

O tom lúdico da fiscalização no supermercado foi dado por atores da Turma Parque Cidade da Criança, vinculado à Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Com a coordenação da diretora Socorro Andrade, a Turma criou uma paródia e esquetes para reforçar as informações sobre os cuidados com alimentos, que estão sendo usados em diversas ações da Semana.

O gerente do Nova Era, Rosideive Ferreira, destacou a importância do trabalho de fiscalização para garantir a qualidade dos produtos comercializados nos supermercados. “Os órgãos fiscalizadores nos ajudam a cumprir a legislação e manter o padrão de qualidade dos nossos produtos, o que, para a sociedade, é muito bom”.

A Semana Municipal de Vigilância Sanitária foi aberta na última segunda-feira, 30/07, e segue com atividades de orientação e fiscalização até o próximo domingo, 5/8, quando é comemorado o Dia Nacional de Vigilância Sanitária.

Artigo anteriorLuiz Castro cobra aplicação da Lei de combate ao desaparecimento de pessoas
Próximo artigoSabá Reis dá entrada na primeira CPI contra um governador do Amazonas