Ontem (9), mais de 2,6 mil filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) em Manaus participaram do Processo de Eleições Diretas (PED) para a escolha dos novos dirigentes para os próximos dois anos. Nesta etapa, a escolha foi para presidentes dos diretórios zonais da capital e para presidentes Municipais do PT nos municípios do Amazonas.

Para que os presidentes de qualquer instância partidária fossem eleitos, sem a necessidade de segundo turno, era necessário que o candidato tivesse 50% mais um dos votos. Mas isso não ocorreu, tendo em vista que a disputa foi acirrada. Por isso, a decisão acontecerá no próximo dia 30 de abril, com o segundo turno.

Continuarão concorrendo à vaga para presidente Municipal do PT, Waldemir José, da chapa “Mensagem ao Partido: MudaPT”, que tem o deputado José Ricardo Wendling como candidato a presidente estadual; e a candidata da chapa “Avança Manaus”, Odimar Guimarães, que tem Valdemir Santana concorrendo à presidência estadual.

Para presidentes zonais, a “Mensagem ao Partido: MudaPT” também continua na disputa em três das quatro zonais da cidade. Pela Zonal 1, Marta Valéria; Zonal 3, Thai Gama; e Zonal 4, João Freire. Já em relação à chapa estadual, a chapa “Avança Amazonas”, liderada por Valdemir Santana, venceu em Manaus; e a chapa “Mensagem ao Partido: MudaPT” ficou na segunda colocação.

Até a manhã desta segunda-feira, os votos do interior do Estado não tinham sido finalizados. A tendência é que a chapa “Partido é para Todos”, liderada por Sinésio Campos, fique em primeiro lugar; e a “Mensagem ao Partido: MudaPT”, na segunda colocação.

Já foram eleitos presidentes municipais do Partido pela “Mensagem ao Partido: MudaPT” nas cidades de Tefé, Tabatinga, Nova Olinda do Norte, Codajás, Barcelos, Juruá, Careiro-Castanho e Carauari. Em Manacapuru, o candidato da chapa foi o mais votado, porém, haverá segundo turno na cidade.

Na eleição de ontem, também será escolhido o percentual de delegados estaduais que cada chapa obteve. Eles participarão do Congresso Estadual do Partido, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de maio. Nesse encontro, somente os delegados eleitos ontem poderão participar e escolherão o presidente do Diretório Estadual e os delegados para participar do 6º Congresso Nacional do PT, a ser realizado nos 1º, 2 e 3 dias de junho.

“Mensagem ao Partido: MudaPT”

Dentre as várias propostas, a Mensagem do Amazonas defende a organização do Partido, a resistência e luta contra a perda de direitos trabalhistas, maior transparência nas ações do PT, a coletividade e a volta às ruas em defesa do que é direito.

De acordo com José Ricardo, nesta eleição, não há perdedores nem vencedores. Cada chapa ganha um percentual proporcional de dirigentes, de acordo com o número de votos. “O PT dá uma demonstração de perseverança e de democracia ao realizar esse PED na maior crise vivida pelo Partido. Com isso, renovam-se as direções, sobretudo, a esperança de resgatar a história e as lutas do PT”, declarou ele, destacando que este é o único partido que faz esse tipo de eleição interna, respeita os filiados, que tem voz e vez. E mais: tem paridade, com 50% das vagas para mulheres e com a garantia da participação dos jovens, dos negros e dos indígenas. Ele continuará apoiando os seus candidatos neste segundo turno e continua na disputa pela presidência estadual do PT.

Próximas etapas

No Amazonas, o Congresso Estadual terá 300 delegados participantes. A quantidade de delegados e delegadas de cada estado será proporcional ao número de votos das chapas estaduais eleitas no PED Municipal.

Até o dia 20 de abril, as chapas vencedoras deverão indicar os nomes para preencher as vagas a que tiverem direito no respectivo Congresso Estadual, sempre observando a paridade de gênero e as cotas étnico-raciais e de juventude.

O 6º Congresso Nacional

Nos dias 1º, 2 e 3 de junho, o PT vai realizar o seu 6º Congresso Nacional, que levará o nome de Marisa Letícia Lula da Silva, em homenagem a ex-primeira-dama. Esse vai se somar aos outros que foram decisivos para apontar caminhos, propor políticas públicas e transformar o partido de esquerda mais importante da América Latina.

Participarão desse evento, sem direito a voto mas com direito a voz, membros do Diretório Nacional, deputados e deputadas federais, senadores e senadoras, governadores e 10% de representantes da sociedade civil e dos movimentos sociais convidados pela Comissão Executiva Nacional.

Além deles, participam delegados e delegadas, escolhidos pelo PED. Este ano, serão 600 delegadas e delegados, observando a paridade de gênero e as cotas étnicos-raciais e de juventude.

Chapas inscritas em Manaus

Em Manaus, foram inscritas as seguintes chapas: “Mensagem ao Partido: MudaPT”, com o deputado José Ricardo Wendling, candidato a presidente estadual, e o ex-vereador Waldemir José, a presidente municipal. E para presidente Nacional, o senador Lindbergh Farias (RJ); a “Muda Partido”, com a candidata Ana Cláudia Chaves para presidente estadual e professor Delfino para presidente municipal, essa chapa tem o apoio do ex-deputado federal Francisco Praciano e também apoia senador Lindbergh; a “Partido é para todos” tem como candidato a presidente estadual o deputado Sinésio Campos, e o vereador Sassá da Construção é candidato à municipal; a “Compromisso com o povo – Avança CNB”, vem com o candidato a municipal, professor Otoni, Gilza Batista para Estadual e senadora Gleisi Hoffmann (PR) para presidente Nacional e, por fim, a chapa “Avança Amazonas” traz os candidatos à reeleição Valdemir Santana para estadual e Odimar Guimarães para municipal, com “Avança Manaus”, que também apoia a senadora Gleisi.

Artigo anteriorEstudantes surdos poderão ter acesso a vídeo com prova do Enem traduzida
Próximo artigoDireito do Consumidor é tema de aula inaugural do Curso de Formação de Defensores Populares