Foi anunciada nesta manhã (27) pelo governador Wilson Lima, o envio de novas medidas, para análise na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), nas áreas de saúde e economia, para o combate e prevenção do novo coronavírus no Estado. Ele também sancionou leis que beneficiam consumidores e disse que está discutindo com representantes do setor comercial alternativas para a retomada gradual da atividade econômica, o que dependerá do comportamento do Covid-19 no estado.

Das leis sancionadas estão: uma que proíbe que concessionárias de serviços públicos, como água e energia elétrica, cortem o fornecimento residencial por inadimplência; a outra que veta a majoração, sem justa causa, de preços de produtos e serviços no âmbito do Estado do Amazonas.

As medidas valem enquanto estiver em vigor o plano de contingência para o combate ao novo coronavírus e o preço de referência que deve ser mantido para produtos e serviços é o que estava em vigor no dia 1⁰ de março de 2020.

“A gente está acompanhando tudo que acontece no mundo em razão dessa pandemia e o quanto as atividades econômicas estão diminuindo e isso nos causa uma grande preocupação. Estamos fazendo as contas para entender como o Estado vai superar esse momento difícil. É um momento difícil, na área da saúde, e consequentemente um momento difícil nas atividades econômicas”, ressaltou o governador.

Impacto econômico

Segundo o governador, a projeção de impacto econômico indica que o Amazonas tenha uma queda de 40% nas suas arrecadações.

“Nós vamos ter uma perda, este ano, de algo em torno de R$ 2 bilhões. Nisso, muitas contas do Estado ficarão comprometidas, como por exemplo, o pagamento do funcionalismo público, a manutenção dos serviços sociais, como saúde, educação e segurança pública. Por isso, nós estamos tomando algumas medidas para poder fazer essa contenção”, explicou.

De acordo com Wilson Lima, o governo está fazendo cortes em algumas despesas administrativas, como a redução de 10% no valor global dos contratos dos prestadores de serviços.

Volta às aulas

Wilson Lima afirmou que ainda não há data prevista para o retorno das atividades nas escolas públicas do Estado.

Artigo anteriorTécnico do Arsenal afirma estar recuperado do coronavírus
Próximo artigoEm Manaus, empresários realizam carreata em prol do retorno da atividade econômica