O governador Wilson Lima declarou, nesta quinta-feira, 02, que novas matrizes econômicas já são realidade no Amazonas e que o governo seguirá buscando fortalecer a Zona Franca de Manaus e priorizando as áreas social e geração de emprego e renda.

A informação foi dada durante a abertura dos trabalhos da 20ª legislatura, com a tradicional leitura da Mensagem Governamental na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Após a leitura da Mensagem, em sessão especial, o governador Wilson Lima foi homenageado com o título de Cidadão do Amazonas, uma proposta da deputada estadual Alessandra Campêlo aprovada pelos deputados.

A honraria é concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas aos que não nasceram no estado, mas que prestaram relevantes serviços à população amazonense.

Wilson Miranda Lima, governador duas vezes mais votado da história do Amazonas, nasceu em Santarém, no Pará. Casado com a professora Taiana Bezerra Lima, é pai de três filhos. Mais velho de seis filhos, começou a trabalhar aos 15 anos como locutor de rádio e mudou-se para Manaus, em 2006, graduando-se em Jornalismo e atuando como apresentador de rádio e televisão.

Mensagem governamental

Durante a leitura da Mensagem, o governador destacou que em 2021 foi aprovada a Lei nº 5.420 (a Lei do Gás), apresentada pelo Governo do Estado, que se tornou um novo marco legal do serviço de distribuição e comercialização de gás natural, e que tem a perspectiva de geração de, ao menos, 20 mil empregos diretos, em uma estimativa para sete anos.

Atualmente, o estado do Amazonas já conta com o campo pelo Complexo do Azulão, localizado no município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus).

Wilson Lima declarou, também, que em novembro de 2022 o governador assinou decreto estabelecendo as cotas e a alocação dos créditos de carbono do estado que conta com mais de 809,6 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2e) disponíveis para venda.

O decreto, segundo ele, habilita o Amazonas à captar mais de US$ 1,6 bilhão em recursos estrangeiros, criando assim uma nova matriz econômica e sustentável para a região.

Wilson Lima destacou ainda que seu governo honrou com a aplicação das emendas parlamentares e disse que isso também será feito neste segundo mandato, recebendo aplausos e reconhecimento dos deputados estaduais presentes.

O governador citou inúmeros avanços, como na área da Saúde, por exemplo, relembrando a instalação das primeiras Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no interior e antecipando ações para os próximos quatro anos, entre elas a inauguração de novas unidades de saúde, como o Hospital do Sangue do Hemoam, e o início dos transplantes de rim e implante coclear, que serão realizados no Hospital Delphina Aziz.

Wilson Lima ressaltou ainda os investimentos realizados nas áreas de Educação, com a construção e entrega de 12 Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) em 11 municípios e na capital; Infraestrutura, com obras em sistemas viários do interior e de complexos viária na capital, como os Anéis Sul e Leste; Habitação e Saneamento, com o início histórico das obras do Prosamin+ da Sharp; Segurança Pública, com a realização de concurso público nas três forças e Secretária de Segurança Pública, além de citar a parceria com a Prefeitura de Manaus, em uma série de ações de infraestrutura, mobilidade urbana e social, já feita na capital.

Artigo anteriorVídeo. Bolsonaro: “Pela legislação, sou italiano. Teria cidadania plena”
Próximo artigoSecretário Nacional dos Direitos da Criança diz que 30 jovens yanomamis estão grávidas de garimpeiros