Esta é daquelas histórias que mostram que o futebol não se resume às quatro linhas do campo. Contratado pelo Botafogo junto ao Ceará para a temporada 2022, o zagueiro Klaus ficou marcado por uma atitude memorável quando atuava no Vozão.

Klaus ensinou Seu Orlando, massagista do clube de 62 anos, a ler e a escrever. A história é contada em um vídeo no canal do Ceará no YouTube.

Seu Orlando teve uma infância difícil no Ceará e não foi alfabetizado. “Eu tinha muita dificuldade de ler, ainda sinto… Quando era criança meu pai trabalhava como padeiro e a gente ficava andando de cidade em cidade todos os anos. Entrava nos colégios para estudar mas eu saía, nunca estudei um ano todo. Não culpo meu pai nem minha mãe, eles sempre me colocaram no colégio”, conta o massagista do Vozão.

Aulas no DM

Sensibilizado com o caso de Seu Orlando, Klaus resolveu ajudar o companheiro de trabalho. O zagueiro comprou livros e passou a ajudar o massagista nos estudos. As aulas aconteciam quando Klaus estava na companhia de Seu Orlando no departamento médico do clube, tratando de uma lesão.

“Estava no DM me recuperando e acabei ouvindo a história do Seu Orlando, que ele queria aprender a ler para poder ler as palavras de Deus. Fiz um material, dei uma pesquisada em alguns livros e começamos”, explica Klaus, revelando que Seu Orlando queria aprender para poder ler a bíblia.

Premiação

A atitude de Klaus foi lembrada no prêmio Melhores do Brasileirão, organizado pela CBF em dezembro, ao fim do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro foi homenageado e recebeu o troféu Não é só Futebol. Seu Orlando também esteve presente e agora deve continuar aprendendo com outros professores, já que Klaus deixou o Ceará e agora defenderá o Botafogo. (Metrópoles)

Artigo anteriorEsposa e filho de Lucas Lucco também testam positivo para Covid-19
Próximo artigoDeolane afirma que não beija desde a morte de MC Kevin