Foto: Fernando Donasci/ O Globo

O governo federal anunciou nesta terça-feira uma série de ações para a segurança e proteção das escolas. O ministro da Educação, Camilo Santana, que lidera o grupo, afirmou que o governo vai orientar as redes por meio de uma cartilha sobre como lidar emergencialmente com o problema, além de disponibilizar recursos da ordem de R$ 3 bilhões para incrementar a infraestrutura das instituições de ensino.

Nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, governadores e prefeitos para discutir sobre o combate à violência nas escolas.

Nesse encontro, o ministro da educação anunciou as principais medidas do governo:

Cartilha para Proteção e Segurança

O governo elaborou uma cartilha de Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar. A partir da próxima semana, o governo fará uma formação com toda a comunidade escolar para a implementação das recomendações.

— A partir de segunda feira vamos fazer uma formação de todos os gestores escolares em como implementar as recomendações no ambiente escolar de todas as escolas públicas.

A cartilha orienta, entre outros pontos, que as redes façam um mapeamento dos serviços de segurança locais para estabelecer rede de contato ágil. O documento sugere que as escolas criem um plano de ação para situações de violência; que implementem espaços de acolhimento e inclusão e promovam campanhas de informação sobre a política.

Formação de professores

Como O GLOBO antecipou, o MEC vai fornecer formação sobre o tema para profissionais da educação por meio da educação à distância. O curso será oferecido pela plataforma AVA MEC a partir do dia 24 de abril.

– A partir de segunda feira vamos fazer uma formação de todos os gestores escolares em como implementar as recomendações no ambiente escolar de todas as escolas públicas — disse o ministro da Educação, Camilo Santana.

 

Artigo anteriorImplantação da rede de drenagem em via de estação de ônibus no Aleixo
Próximo artigoThe Town: saiba como chegar, quanto custam os ingressos e quais as atrações do festival