
A Prefeitura de Manaus interditou parcialmente, na tarde desta sexta-feira (17), a unidade industrial da Innova, localizada no Distrito Industrial, após um laudo técnico de análise de risco apontar a necessidade de restringir o acesso ao local em razão do vazamento de monômero de estireno.
A decisão foi tomada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com base em um parecer elaborado pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). Segundo o documento, a medida busca preservar a segurança dos trabalhadores, das equipes de emergência e da população enquanto prosseguem as ações de contenção do incidente.
Com a interdição, as atividades da empresa permanecem suspensas, sendo autorizada apenas a entrada de profissionais diretamente envolvidos nas operações de segurança, monitoramento e controle do vazamento.
O diretor-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, explicou que a restrição permanecerá até que todos os riscos sejam eliminados.
“Essa interdição parcial tem que ser para trabalhadores e demais pessoas da sociedade, sendo permitido o acesso somente para pessoas da segurança para sanar o risco. Enquanto não for sanado esse problema, somente as pessoas de segurança podem agir”, afirmou.
A fiscalização do instituto esteve na unidade para formalizar a interdição, que tem caráter preventivo. De acordo com o Implurb, o imóvel só poderá retomar as atividades após a emissão de parecer favorável dos órgãos competentes, atestando que as condições de segurança foram restabelecidas.
O secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil Municipal, coronel Lima Júnior, destacou que o acompanhamento da ocorrência segue sendo realizado de forma integrada.
“Nossa prioridade é garantir a segurança dos trabalhadores, das equipes envolvidas e da população, mantendo o acompanhamento permanente da situação em conjunto com os demais órgãos que integram o Gabinete de Crise”, declarou.
Desde o registro do vazamento, a Prefeitura de Manaus mantém um Gabinete de Crise com a participação de órgãos municipais e estaduais para monitorar a situação, prestar assistência à população e adotar as medidas administrativas necessárias. Entre as providências já adotadas, a empresa foi autuada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), enquanto o Implurb acompanha as condições estruturais e de segurança da unidade.
A administração municipal informou que a interdição parcial continuará em vigor até que as ações de contenção sejam concluídas, todos os riscos sejam eliminados e as exigências técnicas estabelecidas pelos órgãos responsáveis sejam integralmente atendidas.







