
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Adjuto Afonso (UB), participou, na manhã desta quinta-feira (11/06), da cerimônia em alusão ao Dia da Marinha do Brasil, realizada pelo Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), em Manaus. A solenidade relembrou a histórica Batalha Naval do Riachuelo, considerada um dos confrontos mais decisivos da Guerra da Tríplice Aliança e um marco da soberania nacional.
Durante a cerimônia, Adjuto Afonso destacou a relevância da Marinha do Brasil para a defesa do território nacional, a proteção das águas brasileiras e o desenvolvimento da Amazônia.
“Hoje celebramos uma instituição fundamental para o nosso país. A Marinha do Brasil exerce um papel estratégico na proteção da soberania nacional, especialmente na Amazônia, onde os rios representam integração, segurança e desenvolvimento para milhares de brasileiros”, afirmou o parlamentar.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o General de Exército Luiz Gonzaga Viana, Comandante Militar da Amazônia; o Vice-Almirante Luiz de Andrade Felix, Comandante do 9º Distrito Naval; o General de Divisão Veterano Omar Zendim, Diretor-Executivo do Conselho da Indústria da Defesa da Amazônia; o General de Divisão Marcos Américo Vieira, Comandante da 12ª Região Militar; e o Contra-Almirante Sérgio Tadeu Leão, Chefe do Estado-Maior do Comando do 9º Distrito Naval.
Também participaram da solenidade Sérgio Rodrigues Vianna, presidente da Sociedade Amigos da Marinha – Manaus; o General de Brigada Carlos Eduardo Pereira, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia; o General de Brigada Marton Daniel Grala, comandante do 2º Grupamento de Engenharia em Manaus; o coronel (QOPM) Fabiano Bó, secretário de Estado Chefe da Casa Militar, representando o governador do Amazonas, Roberto Cidade; além da superintendente regional da Polícia Federal no Amazonas, Danielle Mady.
Estiveram presentes ainda o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência, Jeferson Nascimento Aquilar Pey; o superintendente estadual do Ibama, Joel Bentes; o gerente regional do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Alexandre Santana; o delegado da Receita Federal em Manaus, Ricardo Penalber; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag; o coronel aviador Wankley de Oliveira, comandante da Base Aérea de Manaus; e o suboficial Adriano Torquato Alegria, Suboficial-Mor do Comando do 9º Distrito Naval.
Durante a solenidade foram admitidos ao Grau de Cavaleiro Erisvanha Ramos, diretora financeira da Porto Chibatão; Marcello Di Gregório, diretor-geral do Superterminais; Miqueias de Oliveira Atem, diretor da Atem Distribuidora de Petróleo S.A.; além dos militares Capitão de Mar e Guerra (IM) Antônio Gonçalves da Silva Junior; Capitão de Mar e Guerra André Carvalhaes; Suboficial (AV-RV) Rodrigo Alves dos Santos; Suboficial (ES) Marcos André de Sales Ribeiro; Suboficial (RM1-AV-RV) Sidney Viana; e Suboficial (MG) Pedro Paulo Martins.
Ao final, Adjuto Afonso parabenizou a Marinha do Brasil pela trajetória de dedicação e serviços prestados ao país.
“Nossa homenagem aos militares e servidores que, com profissionalismo, coragem e dedicação, cumprem diariamente a missão de servir ao Brasil e à sociedade brasileira”, concluiu.







