Pensando no bom desempenho e no resultado positivo dos alunos da rede municipal que serão submetidos à avaliação da Prova Brasil, de 3 a 13 de novembro, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde da última terça-feira, 27, uma gincana de língua portuguesa e matemática. A atividade aconteceu no auditório da DDZ, localizado na zona Sul, e envolveu mais de 70 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de dez escolas que pertencem àquela região.

A chefe da DDZ Sul, Jecicleide de Oliveira Nascimento, explicou que a atividade surgiu a partir de ações que a divisão realiza em suas escolas para preparar os alunos para a Prova Brasil especialmente. Descreveu ainda que estas atividades envolvem simulados e “aulões”.

“No decorrer do ano, fizemos uma série de atividades para preparar os alunos para a Prova Brasil e para reforçar o conteúdo dado em sala de aula. Daí surgiu a ideia de fazer um evento mais abrangente, que reunisse alunos de várias escolas, em uma disputa saudável, agradável, envolvendo disciplinas que são a base desta avaliação", explicou, ao destacar que o objetivo foi preparar e oferecer aos alunos o conhecimento destas matérias de uma forma atrativa e participativa.

Alina Bindá, umas das coordenadoras do evento, disse que ao todo a gincana contou com cinco rodadas com sete perguntas de língua portuguesa e sete de matemática. As perguntas foram tiradas do 1º, 2º e 3º bimestre da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) e do conteúdo programático da Prova Brasil.

Participantes

Os alunos que participaram do momento de perguntas e respostas foram escolhidos pelo bom rendimento escolar, em relação ao 1º, 2º e 3º bimestre. Além disso, foram selecionados pelo bom desempenho em simulados internos, pela assiduidade, interesse pelo estudo e participação em sala de aula.

Umas das competidoras, que participou da atividade de caráter pedagógico, foi a aluna Emiliy Luani, do 9º ano, da Escola Municipal Francisca Pereira. Ela foi selecionada, por meio de simulado interno. A estudante frisou que com a gincana conseguiu absorver mais assuntos contidos nas matérias trabalhadas da atividade, em especial, em matemática que até então sentia uma certa dificuldade para compreender.

“A gincana foi importante porque adquiri mais conhecimento à respeito da língua portuguesa, que adoro e, passei a entender com mais precisão assuntos relacionados à matemática, que antes não conseguia aprender e tinha uma enorme dificuldade para assimilar”, comentou.

Como sinal de reconhecimento pela dedicação foram entregues, na ocasião, certificado de missão honrosa aos 20 professores de língua portuguesa e matemática que preparam os alunos que participaram da competição. Além disso, foram entregues medalhas a todos os estudantes que participaram do evento. E para os estudantes que mais pontuaram na gincana foram entregues medalhas de 1º, 2º e 3º lugares, além de premiação às escolas.

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