Durante reunião de mais de uma hora, realizada na sala de reuniões do gabinete da presidência, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo, assistiu a apresentação do relatório da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, feito pelos técnicos do setor.

Apresentado pelo diretor Jonathas Franco, e comentado pelos coordenadores de TI, Breno Figueiredo Corado, James Gadelha e Ricardo Câmara – que integram o departamento -, o relatório revelou dados de como a gestão Graça Figueiredo encontrou o departamento e como ele está agora.

De acordo com Jonathas, no início da administração, alguns percalços tiveram que ser resolvidos, algum investimento teve que ser feito para só depois o pessoal de TI começar a trabalhar para modernizar o serviço de informática do tribunal.

O primeiro passo foi a aquisição de BUC´s, Modens e LNB´s e o trabalho de recuperação dos links das antenas do interior, que deixava algumas comarcas fora do sistema.

— O TJAM teve que fazer pois o Sipam não possui essas peças para substituição, fazendo com que algumas comarcas passassem grandes períodos sem utilizar o sistema. Hoje todas as comarcas estão funcionando –, garantiu o diretor de TI.

Hoje, de acordo com o relatório, o sistema do TJAM tem independência e maior agilidade na manutenção dos Vsat’s.

O segundo grande investimento foi feito na aquisição de certificados digitais, um total de R$ 32.750,99 o que possibilitou ganhos como a maior interação entre os atores do sistema judiciário e administrativos utilizados no TJAM.

— Com isso, houve maior garantia nas operações realizadas no sistema, visto que o certificado digital afere a autoria de prática de atos processuais – explica Jonathas Franco.

No item "Solução de Continuidade de Negócios", o relatório analisa que a situação encontrada pela desembargadora Graça Figueiredo foi um quadro de "baixa flexibilidade" no provisionamento dos recursos tecnológicos, além da falta de espaço físico pra crescimento em silos dentro do Datacenter.

— A capacidade de armazenamento estava saturada. Com a aquisição de equipamentos de armazenamento de dados, os nossos objetivos foram alcançados – informou o diretor de TI.

Foram abordados ainda importantes temas como “Aquisição de Licenças”. Nesse tópico, especificamente, o diretor da divisão explicou que o gasto é com relação a manutenção, sempre necessária para o que o sistema se mantenha em perfeito funcionamento.

Já no quesito “Extensão de garantia servidores DELL por 3 anos”, existe um interesse do próprio TJAM em participar do programa “Amazônia Conectada”, no qual será solicitado do Exército cabeamento de 1G, que facilitará a ligação da capital com os interiores do Estado. Com isso, evitará o deslocamento de servidores até uma comarca e reduzirá gastos com passagens aéreas e diárias.

Uma forma de driblar as constantes quedas de energia na região na qual está localizada a sede do TJAM, foi unificar em apenas um nobreak todo o Datacenter do próprio tribunal. Com isso, não serão apresentados problemas técnicos e, por mais que tal ação aconteça, existem um nobreak de apoio que dará essa sustentação. Os aparelhos usados atualmente, serão encaminhados para o Fórum Henoch Reis e entrarão em funcionamento em breve.

Os switches 48 portas são os aparelhos que levam informações para o Datacenter. Sua aquisição está datada de 2007, tornando-o obsoleto. Com isso, foram instalados novos equipamentos que melhoram a funcionalidade do sistema.

E por fim, um novo contrato com o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) foi realizado, prevendo que a empresa responsável esteja mais empenhada em atender as demandas do Poder Judiciário do Estado. A direção da TI informou que não existe ferramenta que possa substituir o programa mediante a sua funcionalidade.

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